2 de jun. de 2010

AUTOVALOR

ABRAHAM SHAPIRO

O nosso valor próprio, quase sempre, se baseia nos sentimentos que cultivamos, como resultado das metas que atingimos, das nossas habilidades, da posição social que alcançamos e de nossos atributos físicos. Os padrões e medidas, no entanto, são exigidos pela sociedade em que vivemos e com que nos relacionamos.

Estas medidas tendem a desenvolver em nós uma certa fragilidade, pois, quando não chegamos aos níveis que a sociedade nos impõe, ficamos depressivos e muitas vezes até perdidos.

A verdade é que precisamos de uma visão clara e definida sobre o nosso valor. Mas devemos cuidar para que isto não extrapole, e nos tornemos egoístas repugnantes.

O equilíbrio aqui é desejável - e sempre faz bem. Uma das boas formas de alcançá-lo no campo valor pessoal é educando-se quanto a valorizar os atos dos outros, sem menosprezar ou inferiorizar os próprios.

Um velho milionário conversava com seu neto, um jovem, quando este lhe perguntou como havia amealhado fortuna. O avô, pacientemente, responde: "Bem, meu rapaz. Era o ano de 1951 e eu estava muito para baixo. Tudo o que eu tinha eram cinquenta centavos no bolso. Fui ao mercado local e investi aquela moeda em uma maçã. Passei a manhã inteira lustrando-a para deixá-la viçosa. Ao final da tarde, eu a vendi pelo valor do que seria um real, hoje. Na manhã seguinte, eu investi aquele real em duas outras maçãs. Passei horas polindo-as e, ao final do dia, eu as vendi por dois reais. Continuei este sistema por meses e prosperei muito naquele ano. Então, o meu querido pai - que a paz esteja com ele - veio a falecer, e deixou-me dez milhões de dólares de herança".

Moral da história: Inspire-se nas palavras do sábio, que a dois mil anos já dizia: “Se eu não for por mim, quem será? Mas se eu for só por mim, o que sou eu? E se não for agora, quando será?”

______________________

Abraham Shapiro é consultor e coach de líderes. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é: simplicidade. Contatos: shapiro@shapiro.com.br ou (43) 8814 1473