1 de jul. de 2014

FRENTE A FRENTE COM O MAIOR OBSTÁCULO

ABRAHAM SHAPIRO

A principal característica dos negócios atuais é diferente de tudo o que se viu antes. E do que se imaginou também.
Seja em S. Paulo ou no Amazonas, a realidade é:  promova melhorias, sempre, ou ceda lugar para quem as faça, pois assim, não se verá obrigado a fazê-las desesperadamente, quando a sua situação apertar.
A sua empresa não tem nada de especial? Ela parece com as outras do segmento? Se sim, você pode até estar tendo lucro. Mas ele será cada vez menor.
Ausência de diferenciais visíveis aos olhos do público impõe ao negócio um prazo curtíssimo de validade. Ele se tornará obsoleto ou irrecuperável, logo, logo. Só não se você puser muito dinheiro. Mas espere um pouco! Essa não é a regra do jogo!!!
Sem mudanças constantes, não há mais como sobreviver. E as mudanças que o público deseja são: vantagens e benefícios melhores. Quem consegue isso? Só quem reúnem três elementos:
  1. Gestão sobre todas as áreas da empresa,   
  2. Política de relacionamento com o cliente.
  3. Colaboradores alinhados aos objetivos da empresa.
Nesta nova realidade de negócios, concorrência já não se vence mais com força, mas com inovação e agilidade: comprar ou produzir qualidade superior, vender com inteligência, criar vínculos emocionais com clientes, surpreendê-los e fazê-los sentirem-se realizados. De nada vale investir só em exterioridades. Tem que ter “conteúdo”, apelo...
Se você fosse contar a história da sua vida a alguém, poderia fazê-lo de dois modos diferentes: embelezando cada evento e tornando-o especial, ou relatando uma sequência de episódios chatos, sem significado. Os fatos seriam os mesmos nas duas situações. Mas o modo de expressá-los é que teria o poder de despertar interesse nos ouvintes e seu respectivo valor.
Com o seu negócio é exatamente assim.  Ou ele pode ser como qualquer outro, ou, com inteligência e esforço, ser “único”. Para isso, um bom começo é vencer o seu pior concorrente: aquele que você vê quando olha de frente para um espelho.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473