11 de jul. de 2014

O CONTROLE DA QUALIDADE PESSOAL

ABRAHAM SHAPIRO

O rapaz contratado para os serviços no jardim da casa do Flávio era jovem e esforçado. Ao concluir sua primeira manutenção, pediu para usar o telefone.
Flávio, que estava na sala ao lado, não pôde deixar de ouvir a conversa que se passou à viva voz.
É uma mulher do outro lado da linha. Ele pergunta se ela precisa de um jardineiro. Ela agradece, mas responde que já tem um. O rapaz explica que é especialista em gramados e de remove todo o lixo após o trabalho. A mulher recusa. Diz que seu jardineiro faz isso. Ele insiste garantindo que é organizado e nunca deixa um cliente sem atendimento. A senhora nega de novo e diz que seu jardineiro atual já oferece tudo isso. Por fim, ele fala em preço. Ela diz que a qualidade de seu jardineiro é ótima e, por isso, está disposta a pagar mais do que a média do mercado.
O jardineiro então desliga o telefone.
Flávio sente pena e diz:
- “Não se preocupe, meu rapaz. Você conseguirá outros clientes”.
O rapaz responde:
- “Não estou preocupado, seu Flávio”. E abrindo um sorriso, completa: “Eu é que sou o jardineiro dela”.
Atônito, Flávio pergunta:
- “Então por que ligou oferecendo os seus serviços?”
E o jovem:
- “Foi só para saber se ela está satisfeita com o meu trabalho. Assim, descubro o que não vai bem e posso melhorar”.
Você teria coragem de fazer uma pesquisa desse tipo?
Eu avalio os meus atos. Mas quando faço isto, aparece aquela tendência de me acomodar e de pensar que estou certo e os outros errados.
Se me oferecessem dinheiro para publicamente falar mal de alguém eu jamais aceitaria. Você também não.  É que eu sei que isto poderia causar danos irreparáveis à pessoa. Mas sabe o que me surpreende? O fato de que muitas vezes eu falei mal de graça. E tive justificativa para isso.
Eu sempre me concedo permissão para tudo o que quero fazer – seja o bem ou o mal. Eu crio exceções às minhas regras de conduto e, desta forma, saio justificado achando que fui bem.
Você deseja melhorar a sua qualidade pessoal e profissional? Melhore a visão de si mesmo. E melhore também a sua consciência. Analise o seu comportamento e imponha sobre si regras que disciplinem o seu modo de ser e de viver. E não abra exceções.
Com a qualidade pessoal e com clientes não se brinca. São vitais. Sem qualidade você não se desenvolve. E sem clientes, você não se sustenta!
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473