ABRAHAM SHAPIRO
Talvez haja alguma complexidade
inicial para se chegar ao estágio da descrição ideal dos processos. Mas merece
que se faça esforço concentrado sob a orientação de profissionais, pois os
benefícios em tempo e racionalidade que se abrem para todos não se comparam ao
melhor desempenho de uma realidade de qualquer ambiente aleatório e desordenado.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Quem lê revistas internacionais de
negócios deve ter visto com frequência artigos sobre BPM, sigla em inglês que significa
Business Processes Management, ou Gerenciamento de Processos de Negócio.
Não se trata de mais uma moda
corporativa, mas de uma filosofia de administração cuja proposta é otimizar
resultados da empresa através da gestão de processos.
A palavra “processo” está ganhando
espaço gigantesco nas empresas brasileiras. A razão é que, processos bem
estabelecidos e implantados, fazem enxergar melhor os pontos fortes e fracos de
desempenho, de custos, de qualidade e de uma centena de outros indicadores que
se traduzem em vantagem competitiva.
Processo é qualquer atividade que possa
ser mapeada passo a passo, do princípio ao fim, permitindo ser melhor
entendida, comunicada, revisada e monitorada.
Isto ajuda mesmo! Faz que se saiba
com clareza o que fazer, como fazer e o que se consegue ao final da execução.
Pense no departamento de vendas de
uma empresa com um time de representantes, um mix enorme de produtos a ser
comercializado e uma política comercial que muda de tempo em tempo. Sem
processo, o gestor do departamento será um eterno “operacional”, vítima das
circunstâncias, atarefado até a cabeça e nunca estratégico. Em seu escritório estarão pessoas fazendo de
tudo, e elas estarão pressionadas e infelizes porque os resultados não aparecem.
Todas as tarefas são urgentes aí, o tempo todo. Eles se sentem trabalhando no corpo
de bombeiros de Roma, nos tempos de Nero.
Nada seria assim se as atividades
fossem descritas e mapeadas em processos. O gestor teria tempo para se planejar
e para determinar a melhor estratégia com grande interação com o mercado e
informações.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473