3 de jul. de 2014

SER RICO OU TER DINHEIRO? A DIFERENÇA

ABRAHAM SHAPIRO

Já pensou se existisse um cartaz nas lotéricas do país com os dizeres:
“O Ministério da Saúde adverte: ganhar na mega-sena sem ter bom senso é prejudicial à saúde”?
Toda experiência de sucesso ou ascensão social cria potenciais dificuldades perigosas e imprevisíveis para a vida. É que os problemas da vida nos tornam mais humanos e nos refinam, fazendo-nos melhores. Quando o sucesso chega a pessoas despreparadas, ocorre o contrário, e elas ficam alienadas ou insensíveis. Na prática, facilidades demais nos rebaixam, enquanto dificuldades nos elevam como seres humanos.
Imagine que alguém tivesse a permissão do rei para entrar na sala do tesouro e apanhar tudo o que desejasse, porém não tivesse uma sacola para guardar o que conseguisse. Ou talvez tivesse uma bolsa com o fundo podre. Do que valeria esta chance?
A bolsa ou sacola, neste exemplo, é o bom senso. Sem ele, ter fortuna e sucesso são uma ameaça de perdição a qualquer indivíduo: a paz se transforma em guerra, a doçura em amargura e a tranquilidade em aflição.
Na vida não é suficiente conseguir coisas ou realizar desejos. É preciso obtê-los com sabedoria. No entanto, sabedoria e bom senso não se compram. Requerem tempo, aprendizagem e experiência. Aí, exatamente aí, é que se vê a gigantesca diferença entre “ter dinheiro” e “ser rico”.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473