30 de jul. de 2014

FRUSTRAÇÃO

O texto abaixo integra uma palestra de mesmo título ministrada por mim. É uma palestra motivacional especialmente formatada para o público de vendas que não tem alcançado resultados planejados por dificuldades no ajuste pessoal aos objetivos da empresa e/ou da equipe. 


ABRAHAM SHAPIRO


Relatado em um jornal norte-americano.
Há algum tempo atrás, meu filho entrou correndo em meu escritório, em casa, tarde da noite, dizendo: “Venha rápido! Tem alguma coisa erada com o fogão”. Corri para a cozinha e os quatro queimadores estavam ‘clicando’ como se quisessem se acender. O fogão estava muito quente e os botões já tinham derretido! Afastei-o da parede, desliguei o gás e desconectei a tomada elétrica. Minha esposa havia colocado o fogão no modo auto-limpante e alguma coisa deu errado.
No dia seguinte, o rapaz da assistência técnica me informou que o fogão estava com defeito e, embora fosse reparável, ele aconselhou a nunca mais utilizar a função auto-limpante novamente.
Imediatamente liguei para a Sears, a loja onde comprei o fogão. Eles disseram:
- “Já que não está mais na garantia, ligue para a firma Kenmore, fabricante do fogão”.
A Kenmore me informou que eles são ‘apenas uma marca fantasia’, e que o meu fogão havia sido fabricado pela Frigidaire.
A Frigidaire me orientou a ligar para a Eletrolux, que os havia adqurido no ano anterior.
A Eletrolux me falou para ligar para a Husqvarna, uma companhia sueca, que os tinha adquirido recentemente. E qual foi a resposta da Husqvarna?
- “Por que está nos contatando? Você comprou o fogão na Sears!”
Quem não tem frustrações na vida? Como lidar com elas? Ficar zangado? Deprimido?
Se não enquadrarmos os momentos que vivemos, eles nos enquadrarão.
A vida tem dificuldades e mágoas. Mas sofrimento é opcional.
Quando alguém derrama acidentalmente café em mim, eu fico furioso. Entretanto, é surpreendente quão rápido eu controlo a minha raiva ao constatar que foi a Gisele Bündchen ou o Barak Obama quem fez a peripécia!
É uma necessidade desenvolver as nossas qualidades até os índices mais elevados. E as oportunidades de fazer isto surgem a toda hora. Todos temos controle sobre as nossas emoções desde que ‘dominemos’ o momento, e não deixemos que ande por conta própria.
O mundo seria melhor se agíssemos assim. Eu estou cada dia mais inspirado a fazer isso, porque preciso muito. 
Quanto ao caso do fogão, o proprietário decidiu que a vida é por demais preciosa para perder tempo discutindo com ‘enroladores’. Ele comprou um novo fogão. Agora, na loja Brandsmart!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473