13 de jul. de 2014

A ILUSÃO DO CONTROLE REMOTO

ABRAHAM SHAPIRO


Você pega o controle remoto, mira para a tela e clica. Então vive a falsa sensação de "estar controlando" algo. Porém, o que não atina é que, tão logo aparece a imagem e se detém nela, você é quem está sendo controlado, e não o que parecia até então.
Quer uma prova?
Um certo programa diz que na Grécia há uma cidade onde as pessoas vivem, em média, mais de 80 anos. Numa das cenas, aparece um velhinho de 95 anos servindo ovos fritos em azeite de oliva e salada de tomates com cebolas navegando em azeite à repórter. No dia seguinte, este passa a ser o cardápio de milhões de telespectadores que acreditaram ser isto o grande segredo da longevidade daquele ancião.
Pergunto: - "O que terá sido? O tomate? A cebola? O azeite? Ou os ovos?"
Médicos não sabem. Ninguém sabe.
Chato ou triste, no entanto, é imaginar que uma empresa fabrica ou distribui azeite, que produz  tomates, cebolas ou ovos pagou muito para aquele canal de tevê produzir um programa "inocente" que mostra uma coisa, mas alimenta outra na mente de quem o sintoniza.
Gente inteligente não se deixa levar por balelas e nem se faz massa de manobra de ninguém.
Faça a sua opção de vida.... e se você não souber selecionar os programas que irão somar, de fato, informações consistentes e úteis a sua cultura, tenha ao menos um pouco de coragem e iniciativa e desligue a tevê agora mesmo!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473