14 de jul. de 2014

AS OUTRAS DIMENSÕES DE UMA HERANÇA

ABRAHAM SHAPIRO


FOLHA DE LONDRINA, 14 DE JULHO DE 2014 - Quem não pensa em deixar bens e riquezas para os filhos? No entanto, estudos mostram que, a menos que os pais transfiram cinco capitais a seus filhos, 70% de sua riqueza se dissipa em duas gerações e 90% desaparecerá em três gerações!

- "Cinco capitais? O que é isso? Quais são?"

- "Capital Financeiro, Social, Humano, Intelectual e Espiritual."

O capital financeiro é aquele que tem merecido a atenção de todos, o tempo todo.

Capital Social é filantropia e liderança comunitária – áreas em que nós, brasileiros, ainda damos os primeiros passos.

Capital Humano consiste em incentivar os filhos a seguirem uma careira ou profissão que envolva atuar de modo efetivo sobre a melhoria do mundo.

Capital Intelectual trata de aprender coisas que produzam elevado nível de educação e o uso da inteligência em vista de vencer metas desafiadoras.

Capital Espiritual traduz-se em compartilhar crenças e um sistema de valores.

Pais que possuem bens costumam deixar um testamento aos filhos.  Pouquíssimos, contudo, se preocupam em redigir um testamento ético. O que seria isso? Antes de tudo, uma reflexão que conterá ideias sobre a vida e sobre os valores determinantes que o pai deseja legar aos filhos.  A meu ver pessoal, trata de “o que fazer” e “como fazer” com dinheiro e propriedades sob visão ética, moral e de valores.

Ao longo da história muitos personagens deixaram a seus filhos testamentos éticos que se tornaram peças literárias ou filosóficas importantes para toda a humanidade. 

Hoje, quando o tema da sucessão de empresas familiares toma corpo crescentemente robusto, faz-se importante compreender que o modo como constituir a sociedade entre os herdeiros é tão valioso quanto seu conteúdo. Levando-se em conta que todo herdeiro nunca escolhe o negócio que vai herdar, e muito menos o sócio que terá, é valoroso trabalhar a construção dessa sociedade de forma a que se produzam como resultado compromissos éticos e morais firmes e convictos.

Meu conselho. Não se ocupe apenas dos aspectos materiais do seu processo sucessório. Dedique-se também aos valores que você apreendeu. Aí está a libertação de todas as grandes limitações presentes e futuras e dos temores que ocupam a sua mente. Confie nesta orientação, e o amanhã será diferente. A sua continuidade então terá um lastro físico e um lastro espiritual.  E por eles, a sua memória permanecerá pelo bem. E não só pelos bens.
______________________ 
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473