24 de jul. de 2014

A ÚNICA DIFERENÇA DE QUALQUER NEGÓCIO

ABRAHAM SHAPIRO

Hoje tive um ótimo café da manhã com empresários. Gosto desses encontros. É um dos momentos em que eu sincronizo tudo o que leio com  a realidade.
Nossa discussão começou com a surra que a seleção brasileira levou da Alemanha no Mundial, passou pelos possíveis efeitos na economia e na política do país – tangenciando Aristóteles, é claro – e finalizou avaliando a grande dificuldade de posicionamento do técnico Felipão frente à opinião pública, vez que, com uma derrota como a daquele fatídico jogo, ele não entregou os resultados que todos esperavam.
Venhamos à lógica. O julgamento mais cruel do mundo corporativo – e talvez da vida – é o que se faz sobre os líderes.
O gerente de qualquer área em todas as empresas tem metas a atingir. Se as alcançar, ele receberá aplausos.  Caso não, ele “não serve”. E muito em breve terá de dar lugar a outro que o faça.
E como fica o esforço investido? Os sacrifícios? Os desgastes pessoais com clientes? Dias inteiros e fins de semana de trabalho? Horas em aeroportos? Risco de morte em estradas inseguras brasileiras? Etc, etc? Bem, a trajetória percorrida até lograr ou não êxito de nada importa!
A realidade é que, após tudo isso, a pergunta que lhe será feita é:
- Você fechou o pedido?
Se sim, bravos. Se não: “Adios”!
Quando Warren Buffett foi questionado pelo conselho de administração da Gillette por que escolheu Jim Kilts como CEO da empresa, ele respondeu:
- "Quando Jim fala de negócios, ele faz o sentido que nenhum outro com quem já conversei consegue fazer. Se vocês assistirem ao Jim analisando uma situação negocial vocês não ouvirão absolutamente nenhuma bobagem. E, francamente, encontrar alguém assim é uma raridade".
Para quem não sabe, Jim Kilts enfrentou o desafio de colocar três imensas corporações numa perspectiva de sucesso presente, e de futuro próspero:  Nabisco, Kraft e Gilette. O que realmente fez a diferença no currículo deste personagem a ponto de merecer de Warren Buffet um testemunho narrado na primeira pessoa?
É a única coisa que importa em qualquer negócio, a chave para fazer todas empresas vencerem em um mundo em que a necessidade de velocidade e de determinação aumentam assustadoramente a cada dia. Sabe o que? Resultados. E nada mais!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473