25 de jul de 2014

FAÇA NEGÓCIOS COM FRIEZA

ABRAHAM SHAPIRO

Negócios devem acontecer com uma dose de dois ingredientes essenciais: assertividade e frieza.
Ao entrar numa negociação com emoção ou por necessidade, apronte-se para lamentar muito no instante seguinte. É como ir ao supermercado com fome e trazer para casa uma montanha de itens de que você não precisava.
Comprar ou vender com o coração quente é o atalho mais curto para julgamentos subjetivos e exposição a altíssimo grau de risco.  Gastos e perdas imprevisíveis lhe farão perder a noção real de ‘valor’. Você acabará provando a plenitude da insatisfação, do arrependimento e da frustração... logo, logo.
Você não quer isto. Ninguém quer!
Como ser assertivo ou frio?
Assertividade é a habilidade de afirmar os seus próprios direitos, expressando pensamentos e crenças de maneira direta, clara, franca e adequada ao contexto, de modo a não violar o direito dos outros.
A postura assertiva é uma virtude. É o caminho do meio entre o excesso – ou agressão – e a falta – ou submissão.
Ser assertivo é dizer “sim” e “não” quando preciso.
Há estudos desenvolvidos por psicólogos que afirmam ser as pessoas assertivas menos ansiosas, mais interiorizadas e autoconfiantes. Eles também demonstram que os que convivem com pessoas assertivas têm maior autoestima e são menos agressivos.
Para nós, brasileiros ou descendente de latinos, vencer a confusão mental entre ‘ser assertivo’ e ‘ser grosseiro’ é um problema.
Mas pense bem: se você tem de dizer a um amigo que não poderá recebê-lo esta noite em sua casa porque já tinha um compromisso marcado antes, não há nada errado. Imaginar que isto seja falta de educação é um engano. Pior ainda seria inventar uma mentira só para despistá-lo.  
Uma importante iniciativa para ter frieza na dose certa nos negócios e na vida é: não assuma situações impossíveis ou complicadas só para agradar os outros. Este é um importante primeiro passo. Você poderá ser franco sem ser descortês.
Assertividade é isso.  Com ela você não irá lamentar-se amanhã por ter feito o que não devia hoje, nem culpar quem nada tem a ver com as suas decisões.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473