16 de jun. de 2014

VOCÊ SE ACHA PREVENTIVO?

ABRAHAM SHAPIRO


FOLHA DE LONDRINA, 16 de Junho de 2014  

Com percepção não se brinca.
Há uma história sensacional que pode nos ajudar a rever nossos métodos de análise e até de ser estrategicamente preventivos.  Ela se passa durante a Segunda Guerra Mundial.
Um mecânico dedicava-se a estudar a blindagem de aviões de combate em suas áreas mais frágeis. Seu objetivo era reduzir as muitas baixas de soldados e aeronaves norte-americanas.
Ao examinar os aviões que retornavam às bases, este mecânico, cujo nome era Abraham Wald, detectou um padrão de áreas atingidas na fuselagem das aeronaves. Com poucas exceções, o sinistro se localizava sempre numa área que pouco variava de um avião para outro.
Abraham Wald
Assim que determinou este padrão, Wald partiu para a formulação de um novo modelo de blindagem, que em primeira análise, sugeriria a aplicação de mais proteção nas áreas constantemente atingidas pelos ataques inimigos.
Mas para surpresa geral, quando ele fez a apresentação dos resultados de seu estudo, Wald mudou completamente a tendência do pensamento predominante. Ele teve um insight fantástico. Sugeriu um modelo de reforço e blindagem que protegiam diversas áreas das aeronaves, exceto todas aquelas que eram mais frequentemente atingidas. E, de sobra, justificou sua conclusão pela falsa percepção que sempre nos empurra a enxergar o que devemos fazer pelo viés do sucesso, sem considerar que o fracasso adota o mesmíssimo padrão, e pode, por isso, vir no mesmo pacote.
Deixe-me explicar melhor.
Se os aviões eram atingidos quase sempre no mesmo lugar e ainda assim voltavam para as bases, estava claro que as avarias naqueles pontos não eram fatais. Muito provavelmente, os aviões abatidos, e que não podiam ser avaliados por Wald, apresentariam buracos de bala em áreas distintas daquelas estatisticamente mais afetadas.
A lição é maravilhosa. Muitas vezes – ou sempre – devemos olhar mais para os fracassos e aprender com eles, para, assim, atingirmos o sucesso com que sonhamos.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473