17 de jun. de 2014

COMO GERIR O TEMPO DE MODO MAIS EFICIENTE... E SEM TRAUMAS!

ABRAHAM SHAPIRO, de Tel Aviv


NO PRINCÍPIO...
Há cerca de três anos, eu decidi fazer ginástica. Descobri que a vida sedentária que eu levava aumentaria o meu risco de ataque cardíaco em mais de 50%. Meu médico mostrou que quanto mais movimento eu fizesse, maior chance de longevidade eu teria. E ter uma vida longa é vital para mim, pois tenho planos pessoais importantes.
O problema é que, fazer ginástica não era fácil pra mim.
Fiz planos. Eu pretendia fazer uma hora de exercício três vezes por semana. E o que eu consegui? Nada.
Por que foi tão difícil? Eu confundia o que é importante com o que é urgente, e assim, meu tempo nunca estava bem gerenciado!
Se há alguma área na sua vida na qual você sente estar nas mesmas condições que eu estive,  suponho que você provavelmente esteja cometendo o mesmo erro.
Vou dividir com você algumas situações que me ajudaram a resolver isto.

ESTAR OCUPADO
"Não é suficiente ser ocupado. Assim são as formigas. A questão é: com que estamos ocupados" (Henry D. Thoreau)
Inúmeras coisas exigem a sua atenção. O telefone que toca – e você tem de atender. Checar os e-mails. Verificar o seu perfil e mensagens no Facebook. Um trabalho com prazo para entregar na empresa. Tarefas de casa – preparar comida, levar o carro ao mecânico, pagar contas no banco...
Tudo tem de ser feito.
Uma pergunta. Quais são as suas e as minhas tarefas urgentes? Resposta: são aquelas para as quais você e eu temos de dedicar a maior parte do nosso tempo, em frequência diária. São as que devem ser feitas impreterivelmente, ou nos dão a impressão de que não podem ser adiadas. Por causa delas, nós jogamos fora ou adiamos as tarefas importantes a fim de liberar tempo para o cumprimento das urgentes.
Isso não é uma atitude consciente. É só porque... acontece.
Você deixa as coisas urgentes tomarem o controle do seu tempo e da sua vida. E aí? Você engorda, a sua esposa se queixa de que você não tem uma vida no lar, você vê os seus filhos crescendo sem você etc.
Quando isso acontece, algo está errado. Mas é possível que, assim como eu há três anos, você não sabe bem o que é, afinal, você trabalha duro! E enquanto trabalha, assiste as tarefas urgentes se multiplicarem como coelhos, ou como micro-organismos unicelulares. Começam com uma, e daqui a pouco são duas, quatro, dezesseis... Uau!!!
O que fazer?
- “Pare imediatamente, seo Shapiro!”
Foi o que eu disse para  mim mesmo depois de um ano inconformado com o fato de não conseguir fazer a ginástica de que eu precisava tanto, e o meu médico recomendava.
- “Não tem de ser assim. Não deve ser assim. Eu posso construir a minha vida de outro modo. Basta assumir o controle e eliminar o medo, pois, como disse Jó (3:24) ‘Aquilo que temo me sobrevém, e o que receio me acontece’.
Fiz uma limpeza em algumas das tarefas urgentes, criei espaço para as coisas importantes e isso tem me permitido viver uma vida mais próxima dos meus conceitos. Está bem melhor do que antes.
Empreguei um processo simples que eu mesmo criei. Não resolveu tudo da primeira vez. Tive de utilizá-lo repetidamente. Em todas elas, foi muito bom. Liberar tempo, limpar a agenda, selecionar “obrigações” é algo que só se compara ao ar da primavera.
É bom demais.
A seguir,  sintetizei o meu processo.

ETAPA 1. PARE
Pegue um caderno. Pense na sua vida. Pergunte-se o que é realmente importante para você? Anote isso.
Como você gostaria de viver a sua vida? Deseja ser saudável? Quer ter mais diversão, estudo, convivência, dar mais amor às pessoas a quem você ama? Anote.
Lembre-se de cada coisa que é verdadeiramente importante – aquelas que, em dez ou quinze anos lhe farão sentir-se orgulhoso de si mesmo.
Atenção: esta etapa não é o momento de se preocupar com coisas viáveis ou não de serem feitas. Simplesmente anote o que você acha importante.
Tenha em mente que, se você escrever dez coisas ou mais, é provável que esteja misturando o urgente com o importante. Dificilmente tarefas importantes são mais que 4, 5 ou 6.

ETAPA 2. GRIFE
Pense naquelas coisas que você faz todos os dias. Por exemplo, acordar, tomar café da manhã, ir ao trabalho... Anote-as.
Destaque as tarefas diárias que estão “alinhadas” ou “afinadas” às suas prioridades pessoais. Por exemplo, se você tem de caminhar até o ponto de ônibus ou fazer um percurso de bicicleta até o trabalho, isso contribui para a sua boa saúde – que foi mencionado na primeira etapa. Grife isso.
Destaque o que é importante e tem de ser feito todos os dias.
O resto é urgente.

ETAPA 3. REDUZA
Agora reduza as tarefas urgentes, isto é, limpe a bagunça, organize a desordem.
Algumas atividades urgentes só precisam acontecer. Talvez você possa esperar até mais tarde para verificar o seu perfil no Facebook. E-mails podem ter meia hora específica para isso.
Outras atividades "urgentes" poderão ser delegadas a outros. Se você tem um assistente, delegue a ele. Contas bancárias podem ser pagas via débito automático (auto-pay) no seu banco. O sistema fará isso por você.
Outras coisas podem ser melhor organizadas. Que tal fazer um lote de refeições todos os domingos e quartas-feiras e congelá-los? Quem sabe uma compra semanal em vez de várias! Desta forma, você só tem que passar por este processo duas vezes, em vez de cinco vezes por semana.
Viu como pode aparecer mais espaço liberado na sua vida?

ETAPA 4. TESTAR
Agora que a sua agenda está mais aberta, chegou a hora de provar um pouco do sabor da liberdade. Prove esta “nova vida” por uma semana. Observe com zoom “o que” e “como” tudo irá funcionar.
Você poderá perceber, por exemplo, que não devia ter delegado certas tarefas, e sim outras, ou tê-las excluído da sua vida.
Uma semana lhe permitirá ter uma visão do que é que funciona ou não. Depois deste período, promova as mudanças que forem necessárias.
Em quinze dias ou um mês, no máximo, a sua vida estará passada a limpo. Veja as atividades que devem ir embora,  permanecer, ser delegadas, ou simplesmente melhor organizadas.
Vale a pena!

ETAPA 5. MAIS DO QUE É IMPORTANTE
Traga para o interior da sua vida mais tarefas importantes. Agora que você está mais firme quanto ao que vai e ao que fica, é hora de começar a colocar as coisas importantes em seu devido lugar.
Retorne à Etapa 1. Pergunte-se novamente o que é que você quer. Saúde? Amor? Estudos?
Inclua entre as atividades a serem desempenhadas somente as que tiverem maior prioridade neste momento. Por exemplo, se você sentir que ainda não tem tempo suficiente para ir à academia e fazer ginástica por uma hora, então não coloque isso na sua programação.  Inclua exclusivamente o que você entende ser absolutamente viável, sem importar-se com quão pequena ou imperfeita lhe pareça a atividade.
O fato de achar que devia fazer ginástica cinco vezes por semana não significa que você tenha que começar a fazê-lo imediatamente. Um modo mais viável e sustentável será alcançado pela prática da seguinte regra:
“Faça o que estiver a seu alcance, porém na direção de onde você quer chegar”.
Por exemplo, se 40 ou 50 minutos de exercícios diários é o seu plano para melhorar a saúde, mas você não está atualmente em condições de cumpri-lo, comece, digamos, com quinze minutos. Pense que “quinze minutos está a meu alcance,  e na direção de meu sonho – 50 ou 60 minutos por dia”.
Não queira chegar imediatamente ao seu objetivo. Cedo ou tarde você descobrirá que está mordendo mais do que pode mastigar. E se isto não causar uma indigestão, poderá fazê-lo engasgar-se, ou seja, no caso da ginástica, você acabará largando, vai deixar de agir sobre o que é importante e ficará desanimado. E isso o que você busca?  Não, absolutamente.

FINALMENTE
Toda mudança deve ser por meio de um processo, e gradual. Aliás, tem que ser.  
Exercício físico é algo que você poderá fazer o resto da vida. Se chegar ao seu sonho de 60 minutos por dia, hoje, ou amanhã, ou daqui a um ano, não fará diferença alguma quando você tiver 85 e ainda puder se exercitar.
Seja paciente. “Aproveite a viagem de ida da vida, pois esta não tem volta”.
Alegre-se que você está se movendo cada vez para mais perto dos seus sonhos. Alinhar as suas ações diárias ao que é verdadeiramente importante significa que você está se tornando fiel a si mesmo e explorando mais o seu potencial.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473