24 de jun. de 2014

COMO MUDAR OS OUTROS

ABRAHAM SHAPIRO

De Jerusalém, Israel - O diretor de produção de uma grande indústria enfrentava problema num dos setores da produção. A solução que ele indicava era tecnicamente fantástica e funcional. Mas ninguém a colocava em prática. Os funcionários esperavam pelos gerentes, e os gerentes suspeitavam que a metodologia do chefe não passava de mais uma medida com objetivo só de diminuir o quadro de pessoal. Olhavam as opiniões do diretor com grande desconfiança.
Consequentemente, os resultados positivos nunca apareceriam enquanto as pessoas não mudassem esse comportamento.
Durante toda sua carreira, o diretor havia perseguido a máxima disciplina técnica. Suas promoções, aliás, tinham acontecido sempre como mérito de desempenho excelente em suas funções.
Hoje em dia, o que ocorre é que a ascensão dentro de qualquer empresa requer muito mais conhecimentos de gestão de pessoas do que técnicos.  Esta é a razão do desconforto daquele diretor. Ele nunca havia se aplicado a entender como dirigir pessoas, especialmente as que sabiam mais do que ele.
Ele sempre acreditara que um chefe tem que saber mais que todos em qualquer equipe. Isto é um erro. Hoje é frequente que até a mais novata secretária conheça aplicativos de computador melhor do que seu chefe, por exemplo.
Ele teve que redefinir seu papel.
Um gestor deve saber que seu poder de impulsionar ou alavancar depende mais de sua humildade em aprender a dar apoio aos colaboradores do que de sua perícia técnica. Por isso, saber delegar e empoderar as pessoas é condição tão relevante quanto agir em conformidade aos valores da empresa.
Tão logo ele abandonou suas ideias preconcebidas e passou à reciprocidade – isto é,  compartilhar ideias e aprender com os demais –, sua aceitação aconteceu naturalmente e a equipe passou a ver nele o dirigente de que precisavam, sem os antigos preconceitos.
As mudanças que buscamos nos outros, muitas vezes começam em nós.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473