19 de jun. de 2014

TRAGA UM POUCO DE OPOSIÇÃO PARA DENTRO DOS SEUS PROJETOS

ABRAHAM SHAPIRO


De Jerusalém, Israel, no dia do casamento de minha filha Esther com o meu futuro genro Samuel - Que  seu lar  frutifique em virtude e boas ações como as sementes da romã! 

Antigamente, durante o processo de canonização pela Igreja Católica, havia um Promotor da Fé, designado pela própria Igreja, cuja função era encarar com ceticismo o candidato a santo, procurando, por exemplo, falhas no processo, inconsistência nas provas dos supostos milagres etc.
Este personagem era popularmente conhecido como "Advogado do Diabo".
O ofício de Advogado do Diabo foi estabelecido no século XVI e só abolido pelo Papa João Paulo II, em 1983. A eliminação deste papel do processo causou uma subida dramática no número de santos: cerca de 500 canonizados e mais de 1300 beatificados de 1983 até agora, enquanto houvera apenas 98 canonizações no período de 1900 a 1983.
Isto sugere que os Advogados do Diabo, de fato, reduziam o número de canonizações.
Hoje em dia, o termo tem sido usado para designar uma pessoa que discute a favor de um ponto de vista no qual não acredita, mas que o faz simplesmente para apresentar um argumento. Isto pode ser utilizado para testar a qualidade do argumento e identificar erros em sua estrutura. Também designa aquele que defende pontos de vista que aparentemente são indefensáveis.
Olhando para empresas e negócios, o Advogado do Diabo pode ser um papel importante nos processos decisórios da organização, sendo o indivíduo que discute a favor de um argumento contrário à tendência com vistas a trazer luz ao juízo.
Em análises estratégicas faz-se importante a presença de alguém assim para que se alcançasse equilíbrio, com a ressalva única de que ele saiba bem do que irá tratar e conheça o assunto em discussão.
Na vida tudo tem dois lados. Pesar vantagens e desvantagens reais é, sem dúvida, o melhor dos caminhos para se chegar à escolha justa e ponderada.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473