5 de jun. de 2014

DINHEIRO E CONFIABILIDADE

ABRAHAM SHAPIRO


Não há retrato da personalidade e da postura de uma pessoa mais nítido e verdadeiro do que seu comportamento frente ao dinheiro. Isto vale para qualquer ser humano.
É espantoso perceber que a proporção de gente com mau comportamento financeiro é infinitamente superior à dos que passam nas provas.
Pior é notar que muitos homens de negócios são ineptos para as finanças.  E ainda desrespeitam as regras mais básicas e simples do comércio e do relacionamento negocial. Empreendedores eles são, sim. Mas não se importam com a bagagem que falta para dar continuidade e longevidade a seus negócios. Isto é negligência. E torna-se a causa mais frequente de crises e falências.
O custo disso? Estresse e frustrações, principalmente.
Confiabilidade é valor fundamental.
Você é confiável nos seus negócios?
Se não lhe disseram, que seja esta a primeira vez: a sua palavra deve valer mais do que qualquer papel assinado. Esta é uma das mais importantes regras dos negócios. E da vida!
Mesmo que você não tenha assinado nada, cumpra o que tiver prometido. Não importa o que seja. Se falou, vá até o fim. Ou não tivesse falado.
Credibilidade não se compra e não se consegue de um dia para outro. Trabalhe duro, então, para construir uma história sólida de contas pagas e promessas cumpridas.
A sabedoria dos mercadores orientais diz:
"Antes de fazer qualquer transação, trate com a luz dos Céus a forma de pagamento
e os juros. E quando chegar o dia do vencimento, pague, e não se queixe dos juros".
Todo negócio é uma rua de duas mãos. Nunca, em hipótese alguma, bloqueie uma destas vias. Porque se hoje você vai por ela, chegará a hora em que você terá de voltar.  
Mantenha a sua palavra, e mereça uma segunda chance. Este será o seu passe-livre sempre que você tiver que utilizar a rua para voltar.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473