ABRAHAM SHAPIRO
Mais do que produtos ou serviços,
você precisa entender algo a que ninguém está muito afim de se dedicar: como
pensa e como age o cliente. O presente e o futuro dos seus negócios consistem
exatamente nisto!
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
De volta ao Brasil - Vilfrido Pareto, sociólogo italiano
que morreu em 1923, fez uma importante observação prática sobre negócios, aplicável
também a outras áreas, incluindo aos seus negócios.
Ele disse que 20% dos produtos que
você vende geram 80% dos seus resultados e 20% de seus resultados irão consumir
80% dos seus esforços.
Na grande maioria dos casos, o que
ele disse faz enorme sentido. Mas é preciso cuidado com a aplicação
indiscriminada dessa teoria.
Vamos pensar.
Se 20% dos produtos são responsáveis
por 80% da receita, algum desavisado poderá supor que o restante dos produtos
deva ser eliminado da empresa, pois contribui pouco no montante.
Nada está mais errado. Não é isso e
não é assim!
Imagine uma padaria. Se o pão
francês representa 80% da receita total, ainda assim o cliente irá precisa de
geleia, requeijão ou mel. Estes produtos talvez não tenham a mesma escala de venda
do pãozinho. Mas é cômodo para o consumidor encontrá-los ali. Juntos do pão
estes produtos compõem o mix de produtos oferecidos nesta padaria. E o mix de
produtos é a cara da empresa. Um cliente potencial atrai-se, primeiramente,
pelo “todo” oferecido pela empresa – incluindo serviços. Só depois ele foca
sobre “a parte” que lhe interessa a fim de fazer negócio.
O mix, portanto, é importante e
corresponsável pelo posicionamento da empresa na mente do cliente, ou seja, pelo
modo como o cliente verá o negócio em comparação aos demais concorrentes. O mix
é um diferencial genuíno.
Pensar somente em receita financeira
não é tudo. Aliás, pode ser suicídio.
Os dois maiores pecados que um
empresário deve evitar são: acomodar-se ou ficar à espera de que alguém venha
comprar.
A virtude dos negócios encontra-se sempre
à frente. Por isso, questionar o tempo todo é vital. Não se convença de que
você já sabe lá o que for. Decerto o que lhe falta aprender faz de você um
tonto. Em sabedoria, devemos sempre mirar aquilo que falta, e não se conformar
com o quanto já se conseguiu.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473