25 de jun. de 2014

A PEDRA NO CAMINHO

ABRAHAM SHAPIRO

De Jerusalém, Israel - A história se passa há muitos anos.
Um rei bem-humorado e sábio colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada, e ficou escondido enquanto observava como as pessoas reagiriam a isso.
Por ali passaram mercadores, cavaleiros e nobres em suas carruagens. Eles, simplesmente, rodeavam a pedra enquanto praguejavam o rei, acusando-o de má administração das estradas do reino.
Depois de um tempo, chega um camponês com sua carga de verduras e cereais. Ao se aproximar da rocha, põe de lado seu carregamento, e com muito esforço e suor, consegue mover a pedra, afastando-a até a beira do caminho.
Então, ele volta, pega sua carga, e nota que, embaixo de onde a pedra estava, há uma bolsa. Nela há muitas moedas de ouro e uma carta assinada pelo rei, dizendo: “Este dinheiro é uma recompensa para a pessoa que se esforçar em remover o obstáculo que foi propositalmente posto sobre esta estrada. Faça bom proveito dele!”
Moral da história: Existe uma recompensa reservada para cada esforço que se faz com dedicação e boa vontade. Como aconteceu ao verdureiro que teve atitude de remover a pedra e, sem que esperasse, encontrou a bolsa que premiou sua iniciativa desinteressada, assim também acontece com todos os que assim agem frente às circunstâncias da vida.
Todos os demais passantes por aquele local tiveram a mesma chance, porém, optaram pela comodidade de dar a volta e reclamar ou maldizer o rei. Enfrentar o problema de frente? Só o verdadeiro o fez.
Finalmente, qualquer obstáculo esconde uma oportunidade. Descobri-la depende de investir esforço, concentração e insistência. Quem assim age, não voltará de mãos vazias.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473