3 de jun. de 2014

INTENÇÕES

ABRAHAM SHAPIRO

Boas intenções. Muitos dizem que delas o inferno está cheio.
Oscar Wilde disse: “As boas intenções têm sido a ruína do mundo. As únicas pessoas que realizaram qualquer coisa foram as que não tiveram intenção alguma”.
Já o filósofo e economista Karl Marx foi mais radical, ao dizer que: “O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções”
A Dama de Ferro e primeira-ministra da Inglaterra, Margaret Thatcher, usou de ironia inteligente quando disse: “Ninguém se lembraria do Bom Samaritano se ele só tivesse boas intenções. Ele possuía também dinheiro.”
Boa intenção. Você já notou quanto se tenta explicar com boa intenção. Mas isso nunca explica nada. É só mais uma desculpa para não se assumir a falta de organização ou a ação desajustada à realidade ou aos recursos disponíveis.
É óbvio que a intenção boa é um pré-requisito para a ação. Mas o que é preciso entender definitivamente é que, mais do que boa intenção, é necessário capacitação, planejamento, organização e controle para que qualquer ação produza resultado.  Isso, apenas confirmando,  é o que coloca a atitude perfeitamente alinhada àquilo que deve ser feito, à hora em que é preciso realizar.
Uma pessoa que atua só com boa intenção estará pondo em risco pessoas e recursos incalculáveis.
Não quero parecer negativo ou estraga-prazeres de ninguém. Mas, na verdade nua e crua, analisando a História de perto, vê-se que a tal da boa intenção sozinha já cometeu mais e maiores erros do que a somatória de toda estupidez da humanidade.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473