18 de jun. de 2014

TODOS PRECISAM DE TODOS

ABRAHAM SHAPIRO


De Jerusalém, Israel - Um homem estava acampado com amigos em uma floresta e, de longe, usando um par de binóculos, avistou um pássaro exótico no topo de uma árvore.
Caminhou até a árvore e, por mais que tentasse, não tinha como escalar seu tronco. Escada não havia nas redondezas.
O que fez então? Chamou seus amigos e, juntos, fizeram uma escada humana – um sobre o ombro do outro –, o que permitiu que ele subisse. Chegando lá em cima, ele apanhou o pássaro, que era muito dócil.
Há algumas facetas interessantes nesta operação em equipe.
Embora o tivessem ajudado a apanhar a ave, os homens abaixo dele não sabiam que ela era bela. Alguns nem faziam ideia de o que ele havia pego. Porém, sem eles, o nosso amigo não teria conseguido chegar a seu objetivo.
Agora pense: se um dos homens que estava embaixo mudasse de ideia e tirasse o corpo fora, todos os demais teriam caído, e o sujeito que queria a ave não só falharia em sua aspiração, como podia quebrar o pescoço na queda.
Observe quanto esta descrição é fiel ao real significado do trabalho coordenado em equipe. Uma empresa organizada funciona exatamente assim. 
Qualquer um de nós dependeu, depende – e sempre dependerá – de outras pessoas. Elas nos ajudam a alcançar os nossos intentos. Muitas delas nem sabem o que buscamos, mas nos ajudam. Esta é a razão porque precisamos ter e nutrir consideração uns pelos outros:  o chefe pelo subordinado, o funcionário pelo patrão, o colaborador por seu líder, e vice-versa. Todos por todos... em busca do mesmo objetivo. Cada um nos dá suporte e apoio nas piores, e também nas melhores horas.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473