12 de jun. de 2014

PARADA IMPORTANTE

ABRAHAM SHAPIRO

No aeroporto de Roma, Itália, a caminho de Israel - Gosto de uma história que também é uma inspiração poderosa sobre como alcançar resultados no trabalho e na vida. Conta sobre um lenhador que, em um só dia, conseguiu derrubar 70 árvores. Em sua região viviam muitos outros lenhadores profissionais cujo recorde de derrubada era de 72 árvores num mesmo dia.
O rapaz sonhava com a fama. Assim, estabeleceu para si a meta de superar o recorde.
Certo dia, acordou mais cedo e, determinado como jamais se sentiu antes, dedicou-se a trabalhar duro. Ao final do dia, ele conseguiu apenas 68 árvores.
Calculou melhor, planejou e organizou o dia seguinte.
Acordou ainda mais cedo e, motivado, redobrou seu esforço. Almoçou correndo, tratou de não perder tempo com conversas e não desviou o foco. E então? Surpresa! Seu rendimento caiu mais. Ele só conseguiu 65 árvores.
Frustrado e pensando ser incompetente, chegou a cogitar em que seu trabalho de nada valia. Sentou-se desanimado à beira do caminho de casa.
Um velho e experiente lenhador, observando a tristeza do moço, sentiu pena dele. Aproximou-se com paciência e brandura, e puxou conversa a fim de confortá-lo. Ouviu a narrativa detalhada de seu insucesso, pensou, e então fez-lhe uma pergunta:
– Meu rapaz, ao longo da sua jornada de trabalho, quanto tempo você separou para afiar o seu machado?

Há áreas da vida nas quais fazemos repetidas vezes a mesma coisa esperando um resultado diferente. Talvez exatamente por isso nunca tenhamos o sucesso que desejamos ou merecemos!
Experimente parar para analisar o desempenho, adotar medidas corretivas sobre erros, falhas ou fraquezas e aprender com eles. Isso talvez seja mais importante do que o próprio desempenho do processo pelo qual você busque resultados.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473