9 de jun. de 2014

EDUCAÇÃO E PROFISSIONALISMO

ABRAHAM SHAPIRO


Não sei se o problema é comigo, mas tenho presenciado cada vez mais atitudes mal-educadas no trânsito, em ambientes sociais e em empresas. E com a proliferação de celulares com câmeras, os noticiários de tevê trazem crescentes relatos de desvios de conduta das pessoas como causa de brigas, crimes e outras situações desagradáveis.
Parece que as pessoas acham desnecessário ser bem-educadas. 
É um erro! Por isso, permita-me dizer: boa educação, fineza e bondade são atributos importantes e imprescindíveis para o caráter de todos, mas em especial como parte do perfil profissional. Sim, pois, existem aí benefícios de grande proporção. Sempre.
Conta-se a história de um sargento durão a quem foi ordenado por seu tenente informar o soldado Tony que sua mãe falecera. Este sargento, que não era o melhor exemplo de fino trato, convocou seus homens a se apresentar imediatamente próximo ao alojamento e, estando todos em forma, anunciou:
- “Soldado Tony, a sua mãe morreu. Pelotão... dispersar!”
Quando o tenente ouviu o relato do que acontecera, ficou horrorizado, e mandou o sargento participar de um treinamento intensivo numa escola de boas maneiras.
Seis semanas após, o sargento voltou à ativa e, por ironia do destino, coube a ele novamente a triste missão de informar ao mesmo soldado Tony que agora seu pai falecera.
Ele convocou o pelotão e mudou sua tática, dizendo:
- “Todos aqueles cujos pais estão vivos, deem um passo para trás... exceto o soldado Tony!”
Basicamente, sempre há duas maneiras de se fazer qualquer coisa. Uma, em concordância com as regras da boa educação. Outra: de qualquer jeito. Meu conselho é: escolha a primeira.
E se você nunca teve a oportunidade de conhecer boas maneiras, faça uma pesquise e aprenda. Comece pelo Google. Ao digitar “regras de boa educação no trabalho”, por exemplo, o retorno é de 639 milhões de verbetes. É um bom suprimento para o início, não acha?
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473