16 de jun. de 2014

AUTOCONFIANÇA E AS COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA

ABRAHAM SHAPIRO

De Jerusalém, Israel - São muitas as pessoas que não acreditam em si mesmas. Elas podiam fazer coisas valiosas e lucrativas. Mas sua baixa autoconfiança as leva ao ciúme, à desconfiança dos outros, à inveja e, assim, sua inteligência e potencial são investidos em ideias negativas de si mesmas e dos demais.
É importante confiar no “próprio taco”,  ver-se capaz de realizar coisas e vencer desafios.  
Uma pessoa com baixa autoconfiança que trabalhe para elevá-la pode desempenhar papéis importantes. Mas ela estará muito abaixo desta capacidade porque deixa-se dominar pela suposição de que os outros são melhores ou superiores a ela.
Por isso, ela poderá não agir nos momentos em que mais é necessário. Ela também poderá revelar-se manipuladora e usar quem estiver à mão como peças de um jogo imaginário de ameaça ou perigo.
Eu vi uma jovem engenheira chegar ao posto de diretora ajudada por um parente que era o presidente da companhia. Ela tinha baixa autoconfiança.  Isto a impedia de atuar com independência e liberdade. Ela se via como um ser cheio de defeitos, o que a mantinha presa a sentimentos de ameaça. Grande parte de seu tempo era aplicada a arquitetar planos contra aqueles que ela julgava estar barrando seus planos pessoais. Pura imaginação. Mesmo com a aparência modesta e dócil, seu estado interior era sempre nervoso e tenso.  Em pouco tempo ela estressou-se e externou problemas psicológicos sérios.
Só competências técnicas não habilitam ser humano algum a ocupar um posto de tomada de decisões dentro de uma organização ou a liderança de uma equipe. Elas devem ser complementadas com competências de comportamento e relacionamento humano adequadas.
Autoconfiança baixa tem cura. Caso você detecte sintomas em si, procure um profissional competente como ajuda. Posso lhe garantir que, tão logo amplie a sua autoconfiança, você saberá, enfim, como é bom viver e quanto será diferente de tudo o que você sempre imaginou.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473