1 de mai. de 2014

PARECIA SER UM GOLPE

ABRAHAM SHAPIRO

Por volta de 1880, um jornal de Nova York publicou um editorial, cumprimentando a polícia por ter prendido um homem que se ocupava em ludibriar a população. Eis o texto:
“Um homem com 45 anos foi preso na cidade por tentar extorquir dinheiro de pessoas ignorantes e supersticiosas. Ele exibia um aparelho que, segundo seu discurso, transmite a voz humana a qualquer distância, por meio de fios metálicos. Ele chama o instrumento de telefone. Qualquer pessoa bem informada sabe que é impossível transmitir a voz através de fios e que, se isso fosse possível, não teria quase nenhum valor prático”.
Alexander Graham Bell
Aquele homem era Alexander Graham Bell. 
Todos nós conhecemos muitos daqueles casos em que as pessoas continuam fazendo coisas de certa maneira, e não necessariamente do modo certo, só pelo fato de que “sempre fizeram assim”.
Há alguma coisa na natureza humana que nos causa um choque frente a ideias novas.
Não suportamos ver nossas crenças e preconceitos perturbados.
No entanto, para se usufruir das oportunidades da vida, é preciso abrir-se e ver as coisas desde ângulos diferentes, questionando o porquê das ideias.
Um jovem recém formado em administração, em visita a uma companhia com seu professor, faz um comentário:
- “É espantoso como esta empresa sobreviveu até agora com tamanha desorganização!”.
O professor, por sua vez, expressa sua visão de outra forma, e diz:
- “Já pensou como ela estaria hoje se fosse organizada? Avalie o potencial que está por trás disso!”.
Esta foi uma verdadeira aula de como observar sem depreciar!
Descobrir o novo no velho, o extraordinário no ordinário, e vislumbrar soluções que outros não percebem é fruto antes de tudo de ousadia e coragem. O fato incontestável e útil por trás disso é que, treinando nossa visão para que seja positiva, teremos desenvolvido a capacidade de avaliar os fatos de forma mais correta e de modo a produzir mais conforto pessoal.
Vale muito esforçar-se para conseguir tal competência.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473