ABRAHAM SHAPIRO
Ao finalizar, vou fazer uma
revelação pessoal. Sabe de uma coisa? Não se assuste com o que direi. Eu aprendo
muito com os vilões de todas as histórias. O que eles me ensinam? Engajamento!
Eles sempre têm um plano e um objetivo – não importa quão distorcido seja – ...
e eles estão sempre motivados a atingi-los.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Quem não quer ter um grande time de
funcionários engajados? Eles são a essência do sucesso de qualquer chefe neste
planeta.
A pergunta que eu mais ouvi em vinte
anos de consultoria foi: “Como faço para engajar os meus funcionários?”
Sólida e absolutamente, na empresa cujos
subordinados não se importam, não participam, e não vestem a camisa, até o mais
eficiente dos gestores não subsiste... e afunda.
Se você me permite uma observação a esse
respeito.... uma não, eu tenho três observações que assimilei na minha carreira.
Elas são simples. Mas exigem esforço e consciência para que você as pratique e consiga,
como resultado, o engajamento dos seus funcionários.
A primeira é a mais importante: seja
modesto. A modéstia é uma virtude
excepcionalmente importante em qualquer relacionamento. No trabalho ainda mais.
Modéstia significa “ausência de vaidade em relação ao próprio valor, às
realizações e êxitos pessoais”. Compartilhe os seus sucessos com as pessoas,
mas também os seus erros. Quando os seus subordinados virem que você é um ser mortal
como eles, não terão nada a provar, e estarão dispostos a se aliar a você em
busca dos mesmos objetivos.
Segunda sugestão: mostre que você
está ouvindo. Está aí algo realmente difícil. Quando uma pessoa está falando
com você, ela observa todos os seus gestos. Ela fica a olhar os movimentos do
seu corpo. Assim, cuide do seu olhar e do que estiver fazendo com as mãos enquanto
ela fala. Concentre-se de fato, e os seus funcionários saberão que você está ligado
neles.
A terceira sugestão: não pretenda
ter todas as repostas. O papel de um gerente é catalisar a solução de problemas.
Ele deve ajudar sua equipe a encontrar soluções o mais rápido possível. Então, admita
que você não sabe a resposta, e ajude a equipe a discutir ideias. Forme um
corpo com eles.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473