ABRAHAM SHAPIRO
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
FOLHA DE LONDRINA, 05 de Maio de 2014 - A proporção de funcionários que não
sabem “como fazer” o que se espera deles é muito maior do que a dos
funcionários que não sabem “o que” fazer. São coisas diferentes.
Um técnico comentou comigo: “Faço
tudo o que posso, mas nunca peço explicações a meu chefe. Ele não sabe como
fazer coisa alguma”.
O que você diz aos seus subordinados
quando eles afirmam: “Não sei como fazer isto”?
Em primeiro lugar, falar não é
ensinar. Falar é parte ativa do ensino, mesmo sendo possível passar
conhecimentos sem necessariamente falar, como numa demonstração. Mas também somente
falar e demonstrar não é suficiente.
O aprendizado completo só se
concretiza quando o treinando pratica a tarefa que está aprendendo através de
simulação.
Imagine um supervisor de vendas que
apenas explicou ao vendedor como processar o crédito da devolução de uma mercadoria
e não permitiu que ele praticasse. O restante da lição – aquela prática que
faltou no treinamento – ocorrerá na presença do cliente. Você conhece algo mais
caro e trágico do que enganos cometidos por um funcionário na presença de
clientes?
Um hábito comum no comércio é o
treinamento de novatos dado por um empregado experiente. Apesar do colaborador
experiente poder ser um bom executor daquela tarefa, será que ele sabe ensinar?
Quase sempre não. Ensinar não é algo que se faça por talento. Requer
habilidades desenvolvidas. Neste caso, são grandes as chances de se concluir
que o candidato não serve para a função, quando na verdade ele foi vítima da
inépcia em treinar daquele experiente funcionário.
Conheci uma vendedora que foi
promovida a treinadora. Recebeu o manual de treinamentos da empresa na
sexta-feira com um bilhete na capa, dizendo: “Leia durante o fim de semana
porque você dará o treinamento da nova turma nesta segunda”. Meus pêsames
àqueles que seriam novos vendedores!
Quando um funcionário não sabe “como
fazer”, ele estará recebendo salário integral por realizar um serviço malfeito
ou por produzir um produto de baixa qualidade.
Pior do que isto é ignorar os custos
disto e continuar achando que o problema é o mercado de trabalho.
______________________ Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473