5 de mai. de 2014

O QUE PODE SER PIOR?

ABRAHAM SHAPIRO

FOLHA DE LONDRINA, 05 de Maio de 2014 - A proporção de funcionários que não sabem “como fazer” o que se espera deles é muito maior do que a dos funcionários que não sabem “o que” fazer. São coisas diferentes.
Um técnico comentou comigo: “Faço tudo o que posso, mas nunca peço explicações a meu chefe. Ele não sabe como fazer coisa alguma”.
O que você diz aos seus subordinados quando eles afirmam: “Não sei como fazer isto”?
Em primeiro lugar, falar não é ensinar. Falar é parte ativa do ensino, mesmo sendo possível passar conhecimentos sem necessariamente falar, como numa demonstração. Mas também somente falar e demonstrar não é suficiente.
O aprendizado completo só se concretiza quando o treinando pratica a tarefa que está aprendendo através de simulação.
Imagine um supervisor de vendas que apenas explicou ao vendedor como processar o crédito da devolução de uma mercadoria e não permitiu que ele praticasse. O restante da lição – aquela prática que faltou no treinamento – ocorrerá na presença do cliente. Você conhece algo mais caro e trágico do que enganos cometidos por um funcionário na presença de clientes? 
Um hábito comum no comércio é o treinamento de novatos dado por um empregado experiente. Apesar do colaborador experiente poder ser um bom executor daquela tarefa, será que ele sabe ensinar? Quase sempre não. Ensinar não é algo que se faça por talento. Requer habilidades desenvolvidas. Neste caso, são grandes as chances de se concluir que o candidato não serve para a função, quando na verdade ele foi vítima da inépcia em treinar daquele experiente funcionário.
Conheci uma vendedora que foi promovida a treinadora. Recebeu o manual de treinamentos da empresa na sexta-feira com um bilhete na capa, dizendo: “Leia durante o fim de semana porque você dará o treinamento da nova turma nesta segunda”. Meus pêsames àqueles que seriam novos vendedores!
Quando um funcionário não sabe “como fazer”, ele estará recebendo salário integral por realizar um serviço malfeito ou por produzir um produto de baixa qualidade.
Pior do que isto é ignorar os custos disto e continuar achando que o problema é o mercado de trabalho.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473