19 de mai. de 2014

POR QUE AS EMPRESAS FRACASSAM?

ABRAHAM SHAPIRO


FOLHA DE LONDRINA, 19 de Maio de 2014 - Por que as empresas fracassam? Minha resposta poderá zangar muita gente. É porque os gerentes falham.
Não se trata de uma acusação vazia, porque nada acontece por acaso. As pessoas fazem que as coisas aconteçam. E essas pessoas, na empresa, ou são os gerentes ou os que estão debaixo de sua supervisão
Pense num processo industrial com produtos de má qualidade; num financeiro que não faz o planejamento dos recursos; num plano insuficiente de comunicação e marketing; nos desperdícios de todas ordens.  Agora responda, por favor: “Quem está no comando dessas áreas ou ações? Quem poderia dar um rumo melhor e assim reverter o ciclo de decadência?” A resposta: “Um gerente e sua equipe”. Ou “gerentes e suas equipes”.
Incapacidade de decidir, falta de visão, ausência de proatividade, aversão ao estudo e à análise, arrogância, teimosia, ilusão de saber todas as respostas... ou tudo isso junto implantado no cérebro de um ou mais administradores, pode, sim, levar qualquer organização à completa ruína.
Pois então, quando foi que você parou para analisar os pontos fracos ou as deficiências dos seus métodos de gestão? E os seus conhecimentos? Quando você fez e executou um plano franco e realístico para melhorar? Desde quando você não implementa mudanças necessárias na sua área para aumentar a produtividade e a qualidade?”
É uma regra geral que as pessoas que dizem palavras de bravura e motivação consigam ser bem vistas nas organizações. Elas são até preservadas. No entanto, mais que discursos, qualquer empresa prossegue carecendo de gente que aja efetivamente, que se coloque a entender seus objetivos e os ponha em prática em suas áreas de administração. Atitude objetiva e calculada!
Autocritique-se! Analise o seu desempenho e desenvolva o seu plano pessoal de ações e melhorias. São responsabilidades suas. Só suas.
Arregace as mangas e faça!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473