2 de mai. de 2014

CONHECIMENTO DE ONTEM E DE HOJE

ABRAHAM SHAPIRO

Cena em uma lanchonete
- Esse pastel é de hoje?
- Não, é de ontem.
- E a coxinha?
- De ontem, também.
Então o cliente tenta resolver o impasse.
- E o que eu faço para comer alguma coisa de hoje?
- Muito simples. – a atendente responde. Venha amanhã!
Esta piada tem tudo a ver com a capacidade limitada de renovação ou de atualização de alguns profissionais, o que torna sua carreira um grande problema para si e para as organizações nas quais atuam. Recontextualizar o conhecimento e a prática não é só importante, mas necessário. Significa tornar-se útil sempre, independente da idade ou da experiência.
Tudo carece de renovação para se manter.
Pensemos numa criança brincando e que deseja impedir que sua bola toque o chão. Ela terá de lutar contra a gravidade, pois a tendência natural é de que a bola caia. Então a única maneira de manter a bola longe do chão é segurando-a no ar ou aplicando uma força que a jogue para cima cada vez que ela cair.
Imagine outro exemplo. Você aciona o interruptor de uma lâmpada elétrica e ilumina uma sala. Alguém que olhe superficialmente dirá que foi o ato de apertar o interruptor que fez a lâmpada acender. Mas isto é somente metade da história. Vendo com detalhe, a coisa é bem mais complexa. Ao acionar o botão, fecha-se um circuito e isto faz que os elétrons  fluam e alimentem a lâmpada e ela se acenda. Mas ela só permanecerá acesa se houver renovação constante do fornecimento de energia. Tanto que, havendo corte no fornecimento de energia, lá se vai a luz.
Conhecimento é assim. E as nossas competências também. É manter a bola no ar. É alimentar a lâmpada com energia para manter-se acesa. Sem um esforço de alimentação, de manutenção a cada instante, tudo ficará estático ou será rompido. E aí? Torna-se obsoleto, inútil ou mesmo indigesto – como um pastel ou a coxinha de ontem.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473