ABRAHAM SHAPIRO
Não importa qual seja o seu setor.
Encare os seus consumidores com mais carinho e consideração. Talvez assim você
conclua serem eles “as pessoas maravilhosas” que fazem parte da sua vida de modo
muito mais digno do que você jamais foi capaz de calcular.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
FOLHA DE LONDRINA, 12 de Maio de 2014 - Acabo de ler um livro de marketing
que expõe o caso interessantíssimo da INNOCENT – uma indústria britânica que
produz as bebidas reputadas como as mais naturais e saborosas do mundo.
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http://www.innocentdrinks.co.uk/ |
Um de seus fundadores, Richard Reed,
nunca usa a palavra clientes. Ele é um jovem visionário que investe toda sua
paixão ao falar dos consumidores de seus smoothies.
Sabe como? Ele diz: “essas pessoas maravilhosas que compram e consomem os nossos
produtos”
Uau! Quando foi a última vez que
você chamou um cliente seu de “pessoa maravilhosa”? Como é que você nomeia as
pessoas que compram de você? E as que deseja atrair, atender etc.? Chamando-as
de “clientes” parece que tudo está bem. Mas não!
Permita-me esclarecer.
Clientes, como já dissemos, é um
conceito meio confuso tanto em marketing como em vendas.
Uma indústria que fabrica um insumo
agrícola, por exemplo, tem como seu cliente um intermediário que facilita a
aproximação e a venda desses produtos ao produtor rural. Então como é que esta
indústria denomina o produtor? Normalmente “consumidor” ou “usuário”. Compare agora
o nome com que o chamam com “essas pessoas maravilhosas que compram os nossos
produtos”. É o diâmetro oposto!
Onde podemos chegar com isso? Mesmo
que o seu negócio seja business-to-business,
sugiro que você liberte-se dessa estreita e limitada obsessão pelos
intermediários da sua cadeia de venda e desenvolva amor por aqueles que estão
lá no final dela. Pensar que eles são seres humanos reais, dotadas de cérebro e
de coração é o que o colocará na perspectiva correta no momento de produzir o
melhor planejamento de novos produtos ou serviços, o projeto de comunicação, a
técnica de atendimento, a estratégia e a orientação à venda que será realizada
por aquele canal.
Em negócios do tipo business-to-consumer, este conceito se
enquadra mais ainda a você.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473