22 de mai. de 2014

NÃO PERCA A CHANCE DE FALAR EM PÚBLICO

ABRAHAM SHAPIRO

Medo de enfrentar o palco ou de levantar-se diante dos diretores da empresa para uma apresentação não é brincadeira. 
Como lidar com estas situações?
É normal sentir-se tenso nessa hora. Mas com esforço e medidas corretas será perfeitamente possível minimizar e vencer a tendência negativa.
A coisa mais importante a fazer inicialmente é preparar-se. Uma preparação bem coordenada e séria reduzirá a ansiedade e o medo de mau desempenho.
Primeiro, seu objetivo é sentir-se confiante sobre o tema a apresentar. O seu público já acredita ser você o especialista. Por isso, confie que é capaz de fazê-lo. Planeje, portanto, o que irá falar e não tente blefar. Se as pessoas sentirem que você está inseguro, poderão não ouvi-lo.
Um bom passo inicial consiste em imaginar livremente todas as perguntas que as pessoas possam ter a respeito do tema. Escreva estas perguntas e construa a resposta para cada uma antes de partir para o seu discurso propriamente dito. Trabalhe com elas. Pesquise, investigue, busque ilustrações e depois incorpore cada uma na sua apresentação. E não esqueça que você terá de sabê-las bem durante a sessão de perguntas e respostas que acontecerá após a sua fala.
Muito importante é não cair na bobagem de pretender memorizar o discurso. Será um verdadeiro desastre. É que nós não pensamos palavras. Pensamos ideias! Então, estude e assimile tudo, pois assim, o seu cérebro se encarregará de encadeá-las como os elos de uma corrente. Conte com a ajuda do Power Point pondo tudo numa sequência lógica.
Mas não se desespere. Você tem o direito de memorizar o primeiro minuto da sua apresentação, porque assim você vencerá o período de maior ansiedade. Saber de cor a abertura da sua apresentação será um começo mais firme para você.
Há vários livros sobre este tema no mercado editorial. Eu indico o áudio livro “Levante-se e Fale”, de autoria do clássico Dale Carneghie, publicado pelas Edições Nossa Cultura
Você poderá ouvi-lo no carro ou no celular enquanto faz a sua ginástica, por exemplo.
Bom proveito!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473