ABRAHAM SHAPIRO
Acho que é isso o que você mais
quer, não?
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
- 44 milhões de pessoas visitam uma cafeteria da Starbucks por semana.
- Se o Facebook fosse um país, ele teria a 11ª maior população mundo.
- Um consumidor brasileiro toma suas decisões de compra em 2,6 segundos, em média.
O que estas informações significam? As
empresas precisam tratar as pessoas de modo cada vez mais personalizado.
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Padronizar a sua visão de clientes significa tratá-los todos do mesmo modo |
Hoje em dia, é melhor conhecer bem poucos clientes do que conhecer superficialmente
muitos deles. É melhor ter alguns insights profundos e práticos do que
milhares de planilhas com médias numéricas. É mais vantagem satisfazer desejos
reais do que supor que esteja realizando necessidades que você apenas calcula
serem as razões porque os consumidores compram os seus produtos.
Contudo, o meu raciocínio cria um problema.
Como obter lucros sem perder a intimidade com as pessoas? Você precisa
encontrar o ponto de equilíbrio entre customização e padronização. Ou melhor: não parar de buscar novos clientes enquanto
atende cada vez melhor aos já existentes. Parece simples. E é. Porém, é também difícil.
Por isso existe aí um grande desafio e imensos lucros. Através dessa estratégia,
você poderá redefinir a proposta, o escopo, as atividades e o impacto do seu
negócio desde a ótica do cliente.
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Customizar corresponde a dar um tratamento individual a cada um, como um alfaiate |
Que tal pensar e responder algumas
perguntas? Por exemplo:
- “Como o cliente define o seu
negócio?”
- “Como ele descreve a sua atividade?”
- “De que modo ele avalia o impacto
da existência e do desaparecimento da sua empresa no cenário atual da vida
dele?”
Se você não notou, a visão do
cliente é a mais ampla e rica que
existe sobre o seu negócio. Sabendo “o que” e “como” o cliente o encara, você
terá a chance de realizar vendas cruzadas, de construir novos relacionamentos
e, mais importante, de dar atenção mais efetiva, de oferecer soluções e suporte
para que ele prossiga consumindo o que você tem a oferecer.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473