23 de mai. de 2014

COMO CHEGAR À LONGEVIDADE

ABRAHAM SHAPIRO

Empresas familiares com mais de cem anos em países da Europa e América do Norte são comuns. No Brasil são raríssimas. Estatísticas mostram que, de todas as registradas na Receita Federal, menos de 15% resistem à terceira geração.
Uma empresa paranaense de sucesso e otimamente posicionada no setor de engenharia e construções da região sul encontra-se às portas de seus 120 anos de existência. Estou falando do Grupo Thá,  fundado em 1895 pelo imigrante italiano Maurizio Thá e contado entre os mais prestigiados do país em seu segmento.
Pouca gente sabe que a Thá está presente na história de Londrina. Em 1945, a empresa foi responsável pela construção da Estação Ferroviária – um dos mais belos e emblemáticos prédios remanescentes do período de ouro do café. Hoje, funciona ali o Museu Padre Carlos Weiss.
Curiosamente, só recentemente o Grupo Thá entrou no mercado imobiliário londrinense, mostrando, sem qualquer reserva, seus atributos de excelência e especialidade.
Com três torres residenciais estrategicamente localizadas frente ao Shopping Catuaí, a construtora firma na Pequena Londres outra marca memorável, entre muitas que ainda virão.  O projeto inovador e tecnicamente desenvolvido para ser uma solução diferenciada de excelência para morar bem é um atrativo para investidores e famílias que buscam indiscutível qualidade superior.
Hoje, enfim, é a minha vez de congratular o Grupo Thá! Como consultor de gestão e negócios de empresas familiares esta é uma obrigação frente a todos estes fatos. 
O que pode sustentar a longevidade de uma organização senão competência, força de marca, confiabilidade, fidelidade a princípios e qualidade em processos, produtos e serviços?
Neste mundo só sobrevive aquele que se adapta frente aos desafios, às crises e converte sua luta em valor. A Thá é uma lição a ser aprendida, vivida e adquirida com convicção. A razão é sua resistência brava e respeitosa à maior e mais implacável de todas as provas: o tempo!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473