20 de mai. de 2014

CHEGA DE CULPAR A MOTIVAÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO


Eu me espanto com a frequência com que ouço a palavra motivação: no casamento, nos estudos, no trabalho, nas relações em geral. E sempre falta motivação. Mas será que isso é verdade? Em 99% dos casos não é.
Antigamente, todo mundo tinha em casa um remédio milagroso. Os químicos que estudavam ervas criavam chás combinando várias delas. Eles os vendiam como solução definitiva para todos aqueles problemas mais simples e frequentes de saúde: dores, indigestão, constipação etc. Como as pessoas tendem sempre a explorar ao máximo o que é moda em busca de benefícios, elas usavam essas drogas para absolutamente tudo, até para resolver problemas sentimentais e paixões não correspondidas. Que ilusão estúpida!
Acontece que a medicina desenvolveu muito. E também a tecnologia. Mas nem tanto o bom senso dos homens.
Motivação, portanto, é só mais uma daquelas palavras que, por seu uso indiscriminado e sentido ignorado, acabam fazendo papel similar ao “elixir cura-tudo”. Muitos acham que ela resolverá qualquer dificuldade na empresa e na vida.
Mas sabe o que? Toda vez que se vão diagnosticar os problemas a que os gerentes, coordenadores e até diretores atribuem à falta de motivação, o que se descobre invariavelmente é gente mal treinada ou sem treinamento, com escasso conhecimento das funções para as quais é contratada, confusa a respeito de como deve exercê-las e ignorantes de todos os padrões de desempenho que esperam dela.
Não poucas vezes elas sabem, de fato, o que estão a fazer, e o declaram corretamente. Porém, quase nunca sabem “como fazê-lo”. Nestas horas: fé, esperança e boas intenções fazem tanto quanto uma boa injeção de água destilada na veia.
É que havia lá um gerente que saiu. Veio outro, ficou alguns meses e já se foi. O atual ainda não está bem ajustado. E como nenhum deles descreveu o processo de sua área, ele mesmo e seus funcionários estão mais “por fora” do contexto que os personagens da Torre de Babel. O pior é que em algum lugar desta empresa há alguém acreditando que, a qualquer hora, os resultados virão.
E você? Acha mesmo que haverá resultado aí? Por quê? Falta motivação?
Bem, depois disso, eu espero que você faça uma autoanálise franca, e olhe com outros olhos as desculpas de “falta de motivação” com que o pessoal justifica baixa venda, má qualidade de produtos e o atendimento infernal que a telefonista dá aos que ligam à empresa.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473