21 de mai. de 2014

NÃO CHEGUE AO RIDÍCULO PARA CONTRATAR FUNCIONÁRIOS

ABRAHAM SHAPIRO


Veja a entrevista de emprego para a vaga de malabarista que se passa em um famoso circo:
O gerente: “Há quanto tempo você é malabarista?”
O candidato: “Há pouco mais de 6 anos”.
O gerente: “Você pode segurar 3, 4 e 5 bolas?”
E o candidato: “Sim, sim e sim.
O gerente: “Você trabalha com objetos em chamas?”
O candidato: “Certamente”.
O gerente: “... facas, machados, caixas abertas, charutos e chapéus?”
Candidato: “Eu posso fazer malabarismos com tudo”.
O Gerente do circo: “Você conta piadas enquanto faz malabarismo?”
E O candidato: “Conto, e todo mundo morre de rir”.
O gerente: “Interessante. Você está empregado”.
O candidato: “Mas... o senhor não quer me ver fazendo malabarismos?”
E o gerente: “Puxa, sabe que eu nem havia pensado nisso?”

Eu tenho certeza que na sua empresa os problemas que existem por causa do desajuste de pessoas a suas funções merecem alguma análise.
O episódio do malabarista que acabei de descrever mostra a baixa qualidade com que transcorre a contratação de funcionários em muitas empresas que, às vezes, são grandes e cheias de recursos, especialmente em tempo de mão de obra escassa em alguns setores, como acontece hoje.
A falta de profissionalismo num processo objetivo de recrutamento e seleção de empregados é sinônimo de desgastes e prejuízos no médio e longo prazos... um pesadelo desnecessário.
O mínimo a fazer quando se quer contratar alguém é comprovar, além de avaliar, as habilidades, as aptidões e a capacidade real dos candidatos.
O seu RH consegue fazer isto com pleno domínio?
Quando se tem um RH centralizado, com uma pessoa que desempenhe a Seleção, tudo pode ser mais fácil, eu concordo. Mas acontece de haver vários responsáveis pela seleção em lugares remotos – como filiais – ou de não se ter um profissional com prática e conhecimentos necessários para isso. Neste caso, a solução  correta é contratar uma empresa especializada, onde há pessoas que se dedicam a selecionar profissionais todos os dias, muitas vezes ao dia.
Ao menos assim você não terá de se expor a situações até engraçadas como a  daquela pequena indústria de móveis que, numa manhã de segunda-feira, após o anúncio “Contratam-se Marceneiros Experientes” no melhor jornal da cidade, estampava em sua porta de entrada uma placa com o seguinte texto:  
SENHORES CANDIDATOS: ENTREM! CONSTRUAM A SUA CADEIRA, DEEM O MELHOR ACABAMENTO POSSÍVEL. DEPOIS LEVEM-NA PARA SENTAR-SE NA SALA DO RH, E AGUARDEM SER CHAMADOS PARA A ENTREVISTA!
De fato, não precisamos chegar a este ponto!
______________________ 


Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473