ABRAHAM SHAPIRO
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Hoje em dia, as pessoas são mais
diferentes do que parecidas. Apesar disso, elas querem se conectar e procuram se
unir de novas maneiras: formam vínculos por atitudes, crenças, estilos de vida
e aspirações.
Uma prova engraçada disso? É bem
mais provável que você venha a construir amizades com pessoas que você ainda irá
conhecer nas próximas férias do que com os seus vizinhos.
Estamos falando dos grupos ou
comunidades do novo tempo. Eles se definem por uma paixão em comum: pessoas que
apoiam as mesmas ideias políticas, que compartilham uma mesma fé religiosa, que
gostam do mesmo tipo de música, que cuidam do mesmo tipo de animal doméstico ou
que gostam de jardinagem como hobbie.
Não são limitados por fatores geográficos, história de vida ou riqueza. Motivam-se por valores, influências mais
amplas e sonhos mais elevados. E você os verá formarem comunidades virtuais e
físicas a fim de dividirem suas paixões.
O interessante é que serão fiéis uns
aos outros. Eles têm foco em uma paixão e buscarão um meio para que seus
integrantes se conectem. E já que os interesses são infindáveis e as conexões cada
vez mais fáceis, não há limite para o número de grupos que se formam e se
formarão de hoje em adiante.
Onde quero chegar?
Bem aí, nestas novas comunidades,
estão os nichos de mercado que as empresas precisam entender, compreender e
decidir como se alinhar para refletir em suas marcas, para atrair como clientes
e atender.
E é preciso optar por algumas a fim
de que o trabalho seja focado. O castigo a quem pretender agradar a todas é não
conseguir ser especial a nenhuma delas, e a ninguém.
Então pense. Quais são os grupos a
que seu negócio pode escolher atender? Há muitos. Quanto mais específica for a
sua seleção, mais relevante a sua empresa será para estas pessoas, e mais
intimamente você poderá se conectar a eles.
Só não continue fora do que esta
revolução nas relações sociais significa para os negócios.
Que tal contratar um sociólogo para
instruir o seu marketing ou auxiliar no planejamento de novos produtos e
serviços?
Não é absurdo nenhum. Novos tempos,
novas soluções. Novas descobertas, novas visões. E por trás de tudo: infinitas e
desconhecidas oportunidades. O segredo está em “ter olhos para ver” e
adaptar-se.
______________________ Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473