16 de mai. de 2014

O JOVEM ILETRADO QUE LARGOU A ENXADA

ABRAHAM SHAPIRO

Um jovem de 16 anos era obrigado a empunhar uma enxada todos os dias numa fazenda de café. Quatro anos antes, quando cursava o quarto ano primário, seu pai, um modesto lavrador, o tirou da escola para que o ajudasse na lavoura, junto de outros 12 irmãos.
O comportamento do pai – que bebia muito e era tido como mulherengo –   leva a fugir da fazenda da família. Chega a uma cidade desconhecida, e não tem para onde ir. Cansado, pega no sono ao relento, num banco de praça.
De madrugada, é acordado por um mendigo que lhe pede um trocado. Ele revira seus bolsos e encontra apenas uma moeda que a dá ao pobre homem. Então, pensa: “Parece mentira, mas existe gente que tem muito menos do que eu”.
Ainda sem rumo, entra num restaurante. O dono o olha, vê que tem as mãos calejadas e oferece algo para que ele coma.
- “Não”, ele responde. “Primeiro quero trabalhar. Depois aceito o prato de comida”.
Ele trabalha no restaurante por alguns meses. Coloca-se depois numa tipografia, onde perde o dedo indicador da mão direita numa máquina de impressão e transfere-se como office-boy a um pequeno banco. Ali ele começa a ter o desejo de subir na vida e tornar-se poderoso.
Dois anos se passam. Surge a oportunidade de passar a caixa do pequeno banco.  Ele cresce muito ali e tem bom êxito.  Um dia, irá revelar que seu sucesso deveu-se muito mais a um detalhe aparentemente secundário do que à sua ambição: uma asma que o acometia desde a infância. Sobre isso, ele contou:
- “Eu não dormia à noite. E, por isso, lia e estudava tudo o que era possível sobre as atividades bancárias. Assim, superei muitos funcionários mais letrados do que eu”.
Com esse esforço e muito trabalho, ele compra uma casa bancária em 1943. Com o movimento comercial que consegue, ele conquista para ela o status de banco de maior porte e não levará muito tempo para fazer dela uma das maiores instituições financeiras do país.
De quem estou falando? Do Sr Amador Aguiar, o fundador do Banco Bradesco.


______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473