26 de mai. de 2014

O DIÁLOGO COMO FERRAMENTO DE SUCESSO NA NEGOCIAÇÃO

ABRAHAM SHAPIRO

O que é preciso para se ter um diálogo? Uma das respostas é: “Duas pessoas!” Parece óbvio.
Mas um diálogo excelente requer outros atributos para que o seja, de fato. Escolhi dois – entre muitos – que julgo essenciais.
O primeiro é respeito entre os dois interlocutores. Respeito para um ouvir o que o outro diz. Respeito para esperá-lo falar tudo. Respeito para pensar, processar, entender e concluir algo a respeito do que se fala. Respeito para responder às questões, quando existirem.
O segundo atributo fundamental de qualquer diálogo é conteúdo. O que significa conteúdo? É o tema, o assunto, o significado ou objetivo do diálogo.
Um diálogo sem conteúdo é perda de tempo, conversa fiada, banalidade.
Se você não sabia, diálogo é uma palavra grega.  É certo dizer que se trata da conversação entre duas ou mais pessoas. Mas na origem do vocábulo grego, seu sentido   é de "passagem” ou “movimento". Assim, um diálogo é, antes de tudo, um processo de troca. É a troca de ideias que pode ocorrer com dois ou mais participantes tendo como meio o verbo ou a palavra.
Embora se desenvolva a partir de pontos de vista diferentes, o verdadeiro diálogo supõe um clima de boa vontade e compreensão recíproca. E parece lógico, pois esta boa vontade prévia a alimentá-lo está voltada ao desejo de “dar ao outro” um pouco do que eu sei ou imagino saber, sem esperar recompensa.
Os melhores negociadores, em todas as áreas, são primeiramente hábeis na arte do diálogo. E eles só conseguem seus bons resultados por viverem assiduamente a prática do conceito que se esconde por trás de cada palavra.
Avance você nesta área. Pratique o diálogo nas circunstâncias mais simples da sua vida e  você terá resultados muito mais satisfatórios do que já conseguiu enquanto imaginava tratar-se apenas de técnica e regras.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473