30 de abr. de 2014

VOCÊ, OS EVENTOS DA VIDA E O ICEBERG

ABRAHAM SHAPIRO

Um iceberg é um enorme bloco de gelo que se desprende das calotas polares. Há muitos deles espalhados pelos oceanos e representam um enorme perigo à navegação, especialmente por um fato curioso: o que se vê de um iceberg geralmente é menos de dez por cento de seu tamanho real. O restante, cerca de 90% de sua massa, permanecem submerso nas águas. É exatamente por isso o dito popular de “tal coisa ou outra é apenas a ponta do iceberg" sempre que a situação real é  maior do que aparenta ser.
Os fatos da vida têm muito a ver com esta ilustração.
Quase sempre nos detemos à interpretação dos acontecimentos apenas ao que é visível ou percebido pelos nossos sentidos. O oculto fica fora do foco de nossa visão, é claro. Assim, vamos somando interpretações parciais e desenvolvendo crenças de que nossas análises estão integralmente corretas. E então, vamos, aos poucos, nos convencendo de que o mundo é injusto ou errado só por não concordar com o que pensamos a  respeito destes fatos.
Mas talvez você não saiba. A ciência investigou e demonstrou que o nosso cérebro não sabe diferenciar entre o que vemos e o que lembramos. As mesmas redes neurais específicas são as que entram em atividade quando olhamos um quadro ou, passado um tempo, nos lembramos dele. Não distinguimos entre uma situação e outra.
Cabe aqui a seguinte pergunta: “O que, de fato, é a realidade? Será aquilo que vemos com os olhos ou o que processamos no cérebro?”
Se quisermos viver bem e com qualidade, é preciso compreender que os eventos são a realidade objetiva da vida,  porém, o que nos afeta é modo subjetiva como os encaramos. Isso depende tanto do acervo que está registrado na nossa mente, como do propósito e razão que queremos dar a esses eventos.
Dai, a árvore que um sábio vê não é a mesma árvore que um tolo vê.
Nós todos, sem exceção, temos o poder de recriar a realidade a fim de sermos melhores ou de destilar o melhor do mundo e de tudo o que ocorre à nossa volta. É o que disse William Blake, o filósofo inglês: “Não vemos com nossos olhos, mas através deles”, ou a sabedoria do Talmude: “Não vemos o mundo como ele é. Nós o vemos como somos!”
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473