14 de abr. de 2014

UMA PRÁTICA DE SUCESSO PARA AS SOCIEDADES

Conceder o benefício da dúvida a um sócio não é fácil. E se houver agregados na gestão, a dificuldade é ainda maior.


ABRAHAM SHAPIRO

FOLHA DE LONDRINA, 14 de Abril de 2014 - Trabalhar em sociedade é uma condição sui generis. Exige caráter, disciplina e hábitos de boa educação bem mais elevados do que a maior parte de outras formas de relacionamento interpessoal.
Muita gente pratica dietas para manter a saúde ou buscam em academias de ginástica a boa forma que sonham para si.
Surpreende, porém, constatar que pouquíssimos homens e mulheres numa sociedade buscam treinamento para otimizar a relação com o sócio.  Há um mundo de práticas a conhecer para que se tenha sucesso neste modelo, e ninguém as detém por herança genética. Exatamente por isso devia ocorrer o oposto do que se vê nos empresários.
Tomemos como exemplo a cessão do benefício da dúvida.  Na prática societária, isto se traduz como a predisposição em julgar o sócio positivamente.
Suponha que eu repute o meu sócio como sujeito mal intencionado. Ao ouvir qualquer consideração sua sobre determinado assunto nada do que disser tem poder de me demover desta crença, pois eu já o julguei previamente.
Se, no entanto, eu me predispor a ser imparcial – independentemente das experiências anteriores vividas junto dele –, será possível ouvir suas ideias e refletir a respeito com discernimento e lógica.
Calcule as poderosas oportunidades que se descortinam neste cenário.  
Não é fácil, nem simples. E quando há agregados que participam da gestão, a situação se agrava. Consegue-se com aprendizagem e exercícios.  Os ganhos a quem se esforça em alcançar a arte de conceder o benefício da dúvida estão presentes no relacionamento com sócios, com a família, funcionários, fornecedores etc.
Como estas considerações se aplicam você?  Reflita sobre o seu ânimo em desenvolver em si as competências que lhe faltam para converter os seus pontos fracos em forças. Se for preciso, procure ajuda em livros ou com profissionais especialistas.
Apenas tome consciência de que nada acontecerá sem a sua mais autêntica e definitiva atitude.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473