17 de abr. de 2014

O VENDEDOR DE GURDA-CHUVAS

ABRAHAM SHAPIRO


Feira livre de domingo. Chove fino e sem parar. Entre os compradores que circulavam, um rapaz carregava uma grande variedade de guarda-chuvas dependurados por todo o corpo. Eu procurava por alguém que os vendesse porque um dos meus esportes favoritos é esquecer meu guarda-chuva por onde passo.
- "Quanto é o guarda-chuva, meu rapaz?"
- "Vinti riáis"...
Notei o sotaque. E os traços eram inconfundíveis.
- "Desculpe-me perguntar, de onde você vem?"
- "Do Líbano" - ele responde.
Ele já havia vendido 40 guarda-chuvas até as 9:00 da manhã. E tinha outros 60 em seu carro. Creio ter "escoado" todo seu estoque até o meio dia.
E eu pensei: "Está explicado porque só ele está vendendo bem hoje! Em uma só palavra: oportunidade"
Fenícios, povos dedicados ao comércio marítimo
O Líbano é o histórico território dos fenícios – cultura que floresceu desde 2.700 antes da Era Comum. Foi um povo que se destacou como mercador por terra e mar. A eles também é atribuída a organização e difusão do primeiro alfabeto.
Sua sabedoria em navegação, por exemplo, chegou ao ponto de historiadores dizerem que o Brasil foi visitado por navegadores fenícios na Antiguidade. Há registros em inscrições e artefatos fenícios encontrados nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte. 
Encontrou-se também de registros de viagens das frotas do rei fenício Hirão e até mesmo do rei Salomão, o rei dos Judeus e considerado o mais sábio dos homens, ao rio Amazonas, por volta do ano 950 A.E.C.
Por essas e muitas outras fica bem explicada a perspicácia daquele jovem libanês, que se chamava Salim.
Como competir com quem está há 4 mil anos à frente na técnica da compra, venda e negociação de bens?
Mas algo merece ser dito: sem força de vontade, disciplina e visão de oportunidade, herança histórica alguma paga as contas de quem quer que seja.
O que a história realmente legou aos libaneses, descendentes diretos dos antigos fenícios, foi, acima de tudo, muita dignidade e coragem para lutar em favor do progresso e da conquista pessoal.
Aos irmãos libaneses, nossa homenagem mais sincera!
 ______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473