15 de abr. de 2014

O E-MAIL DO FRANCISCO E A DIFICULDADE DE VIVER PRINCÍPIOS

ABRAHAM SHAPIRO


O Francisco é um "cliente" assíduo dos nossos programas sobre gestão no rádio e na TV. Ele mandou um e-mail expondo a seguinte situação:
“Sr. Shapiro,
Tenho acompanhado o seu programa Profissão Atitude na CBN e na MultiTv Cidades Londrina. Obrigado por dividir tantas coisas boas conosco.
O senhor falou recentemente sobre os benefícios do estudo frequente. Reconheço a diferença que faz uma pessoa ser estudiosa e que sabe aonde deseja chegar com isso. Eu gostaria de ser uma pessoa assim. Porém, apesar de ler de tudo um pouco, quase nada consigo reter daquilo que pode me dar o direcionamento para uma vida e perspectivas melhores. Resumindo, eu nado, nado, e morro na praia, infelizmente. O que eu posso fazer para conseguir?”
Prezado Francisco,
Para começar, coloque uma sabedoria à frente de tudo o que você deseja aprender. Comece por ela. “O esforço é o que traz a recompensa”.
O que você está fazendo por seus estudos pode carecer de maior nível de organização. Deixe-me esclarecer:
1. Você gostou muito de um determinado texto? Ótimo. Agora pense e planeje como colocá-lo em prática.
2. Uma ideia lhe parece boa? Que tal falar a respeito dela a seus colegas? Aprender para ensinar é uma prática que ajuda a aprender mais.
3. Acima de tudo, dê um sentido e uma razão para a sua leitura. Olhe para isso com um objetivo inequívoco, como: “Tenho de estudar porque é isso o que fará de mim um ser humano e profissional melhor”.
Na medida em que você incorporar o que aprende em seus pensamentos, eles se tornarão atitudes. E as atitudes produzirão resultados. Daí, se os resultados forem bons, confirme os pensamentos que deram sua origem. Se não, faça as correções devidas. E prossiga.
É simples. Mas não é fácil. Exige esforço contínuo, ininterrupto. E se você temperar tudo com uma razão, as surpresas positivas serão cada vez mais frequentes.
E não deixarei de repetir aquilo que é um ponto central da filosofia de vida que herdei dos meus antepassados: “Esforce-se, pois, para cada esforço existe uma recompensa!”
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473