7 de abr. de 2014

SAÚDE, ECONOMIA E MARMELADA

ABRAHAM SHAPIRO


Que o país está enfrentando uma crise de confiança na economia, isto é verdade. As pesquisas comprovam.
Que as empresas estão vendo suas vendas caírem de modo preocupante, também não há dúvida alguma.
O que surpreende é a demora para reagir.
Quando a dificuldade econômica começa a “apontar o rabo e os chifres”, é hora das pessoas mudarem comportamentos a começar pelo corte de despesas, fazer poupança e, – mais do que tudo –, fechando o bolso para supérfluos.
Já, na esfera das empresas, sempre há como fazer melhor, produzir melhor e adaptar-se à realidade.
Os processos são um excelente ponto de partida.
Todo e qualquer processo pode ser otimizado imediatamente, desde que se tenha disposição e profissionalismo. O resultado será sempre muito bom.
Olhemos as vendas, por exemplo.
Quem tinha uma equipe de “tiradores de pedidos” que, mês após mês festejava o cumprimento de metas, está há pelo menos 2 ou 3 meses sem aquelas “saidinha depois do expediente para comemorar.  O cenário agora mudou. Quem quiser ter um time de campeões, terá de inverter a polaridade. Todos terão de tirar a bunda da cadeira e ir à luta em busca de negócios. Traduzindo para o bom português: é hora de aprender a vender e... vender. Chega de esperar a que o cliente compre. 
Para resolver estas questões, uma boa consultoria pode ser, para a empresa, aquilo que um médico é para a saúde das pessoas precavidas.
Mas assim como pessoas que se previnem com a saúde são poucas, empresas, em geral, esperam os problemas virarem tragédia para, só então, buscar solução que lhes salve. Mas, quase sempre, o momento ideal da cura já passou há seis meses, quando não um ano.
E como diz a velha e boa sagacidade dos sábio povo das Minas Gerais: “Marmelada na hora da morte, acaba matando de congestão”
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473