ABRAHAM SHAPIRO
Mas assim como pessoas que se
previnem com a saúde são poucas, empresas, em geral, esperam os problemas virarem tragédia para, só então, buscar solução que lhes salve. Mas,
quase sempre, o momento ideal da cura já passou há seis meses, quando não um ano.
Que o país está enfrentando uma
crise de confiança na economia, isto é verdade. As pesquisas comprovam.
Que as empresas estão vendo suas
vendas caírem de modo preocupante, também não há dúvida alguma.
O que surpreende é a demora para
reagir.
Quando a dificuldade econômica
começa a “apontar o rabo e os chifres”, é hora das pessoas mudarem
comportamentos a começar pelo corte de despesas, fazer poupança e, – mais do que
tudo –, fechando o bolso para supérfluos.
Já, na esfera das empresas, sempre há
como fazer melhor, produzir melhor e adaptar-se à realidade.
Os processos são um excelente ponto de
partida.
Todo e qualquer processo pode ser
otimizado imediatamente, desde que se tenha disposição e profissionalismo. O resultado
será sempre muito bom.
Olhemos as vendas, por exemplo.
Quem tinha uma equipe de “tiradores
de pedidos” que, mês após mês festejava o cumprimento de metas, está há pelo
menos 2 ou 3 meses sem aquelas “saidinha depois do expediente para comemorar. O cenário agora mudou. Quem quiser ter um time
de campeões, terá de inverter a polaridade. Todos terão de tirar a bunda da
cadeira e ir à luta em busca de negócios. Traduzindo para o bom português: é
hora de aprender a vender e... vender. Chega de esperar a que o cliente
compre.
Para resolver estas questões, uma
boa consultoria pode ser, para a empresa, aquilo que um médico é para a saúde
das pessoas precavidas.

E como diz a velha e boa sagacidade
dos sábio povo das Minas Gerais: “Marmelada na hora da morte, acaba matando de
congestão”
______________________
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473