25 de abr. de 2014

TEMPERAMENTO DO LÍDER: TEMPESTADE OU BRISA?

ABRAHAM SHAPIRO

O que você ganha sendo duro e incisivo?
O que você ganha quando cobra os seus funcionários a ponto de estressá-los e os fazerem se sentir perdidos quanto a como agir?
Não seria melhor optar pela compreensão sábia? Pela orientação?
Não seria melhor munir-se de toda a paciência, tolerância e diplomacia necessárias para ouvi-los, controlar o que deve ser controlado e dar o apoio necessário, sem tensão confusa?
Se as coisas já não funcionam há tanto tempo, por que não fazer diferente a partir agora? Por teimosia e orgulho? Isto não lhe cai bem. 
E você pode surpreender. A surpresa e a imprevisibilidade são itens que salientam a liderança. E isto, sim, fica bem a um chefe. Se hoje em dia você é o exemplo da personalidade explosiva e que nada faz além de deixar todos nervosos, pense no que conseguirá migrando para um comportamento focado, tranquilo e seguro, sem abrir mão do acompanhamento das ações de todos e da organização, que são suas prioridades.

Ninguém precisa ser mal educado para exercer controle – que é uma prerrogativa da administração.
Seja exigente, porém compreensivo. Correto, mas apoiador. Firme, porém, dócil e sábio.
Mantenha o nível da voz aos padrões do respeito e da consideração, com inteligência.
Se um trovão traz pânico e medo sobre o homem, a brisa suave refrigera a alma e alegra o coração. Lembre-se disso ao moldar o seu modo de atuar sobre a sua equipe de trabalho, e então os seus resultados serão outros. Não tenho dúvida! Prove, e você também não terá!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473