1 de abr. de 2014

CLIENTES EDUCADOS

ABRAHAM SHAPIRO


Placa fixada na parede de uma lanchonete:






Realmente, quando as coisas chegam a esse ponto é porque estão alarmantes.
Muito se falou da necessidade de treinar funcionários para que prestem o mais cordial e rápido atendimento possível. Mas aquela placa na lanchonete mostra quão reprovável e deficiente encontra-se o relacionamento interpessoal por aqui.
É por isso que, hoje, o que escrevo não se destina aos funcionários, mas aos clientes.
Ser cliente é ter, sempre, muita razão; mas não “toda razão”.  Não há razão que justifique o insulto ou o não uso da mínima educação.
Ser educado é, aliás, a contrapartida exigida em qualquer etapa de absolutamente todos os processos que envolvem gente. Não é preciso se derramar em carinho, sorrisos e doçura. Mas tratamento minimamente respeitável é a condição sine qua non tanto para quem está do lado de lá, como do lado de cá do balcão.
Veja este caso. A mocinha na portaria da academia de ginástica, por exemplo, faz tudo pelos clientes que são seus amigos. Ela inclusive os deixa pular a roleta quando estão com a mensalidade atrasada. Mas destratou publicamente um senhor que, certa manhã, reclamou pelo atraso de 6 minutos na abertura da academia. Ela é despreparada para a função. Treinamento poderia resolver isso. Ou demissão. Mas ainda que se queira dizer “poucas e boas” para essa estúpida, é melhor cuidar para não lançar o bom trato no lixo. Pra mim isso é realmente difícil. Eu gostaria de enquadrá-la do modo mais severo possível. Mas sempre que agi assim, perdi a razão.
Ter dinheiro na carteira dá a qualquer um o direito até de disputar a melhor valorização possível da compra. Mas nunca o de sacrificar o tratamento digno. Talvez fosse mais interessante dizer: “Agradeço, mas aqui não compro novamente!”
Caixas eletrônicos e máquinas de mensagens não precisam de “por favor”, nem de “muito obrigado”. Mas estas expressões ajudam muito em todas as outras situações.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473