3 de abr. de 2014

OS BOMBÁSTICOS EFEITOS DA BOA VONTADE

ABRAHAM SHAPIRO


Todas as vezes que nos deixamos convencer por qualquer pensamento, ele influencia diretamente as nossas ações. Pode ser um pensamento simples como acreditar que tomar um copo de suco de laranja de manhã faz bem, assim como um cujas consequências sejam negativas, ao estilo de: “Eu nunca vou conseguir ser alguém na vida”.
Já os resultados que produzimos a cada instante provêm das nossas ações. Logo, já que o pensamento produz as ações, e as ações produzem resultados, se eu desejar melhorar os meus resultados pessoais, preciso que eu melhore os meus pensamentos.
Aí é que entra a palavra volição. Você já ouviu antes? Volição vem do latim volitione. Os psicólogos a empregam para explicar o processo com que um indivíduo se decide a praticar uma ação em particular. É o nome científico que se dá para “força de vontade”. Junto do afeto, motivação e cognição, a volição é uma das principais funções psicológicas humanas.
Os “processos volitivos” podem ser aplicados conscientemente por qualquer pessoa, e ao longo do tempo se transformar em hábitos.
Você se sente fracassado por ter ouvido seu pai ou professor dizer que “nunca conseguiria vencer na vida?”. Neste exato momento você tem diante de si duas diferentes opções. Primeira: acreditar nesta besteira e permitir que ela o transforme num derrotado autêntico ou, segunda: escolher não acreditar nisso, introduzir na sua mente pensamentos bem sucedidos, imagens que que fortaleçam a sua autoconfiança e, depois, agir de acordo com eles. Por esta segunda alternativa, os resultados serão outros. E provavelmente bem melhores do que os da primeira.
Volição é um processo. Não acontece num piscar de olhos, mas segundo uma sequência de passos mantida com persistência e superação de obstáculos que surgem e continuarão surgindo naturalmente ao longo da trajetória. Importante e definitivo é “dar o primeiro passo” e sair de dentro do estado que hoje o limita – se é isso o que você quer.
Outra vez: depende de você! Escolha pensar melhor. E então as suas ações e resultados certamente seguirão esta escolha.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473