18 de abr. de 2014

SER E ESTAR PARA DECIDIR

ABRAHAM SHAPIRO


Ontem uma amiga muito querida me perguntou: "Você prestou algum serviço para o fulano de tal?". Eu disse: "Sim. Foi breve. Fiz uma avaliação de como andavam seus negócios e predisse que se ele não implantasse algumas ações com muita disciplina, acabaria mal".
E ela: "Pois é. A empresa está numa péssima fase. E ele fez críticas duras a você. Pra mim está claro que é justamente por você ter predito o que iria acontecer".
Eu respondi: "Depois de tudo, eleger-me culpado pelo que ele mesmo não fez é até previsível. Achar um bode expiatório é a saída predileta dos incompetentes. Mas, francamente,  o que eu queria mesmo é vê-lo gerir a empresa conforme eu o orientei, pois isto seria a solução!"
Eu já me habituei com o caráter de algumas pessoas. O tipo em que se classifica este empresário especificamente, age sempre assim: entra num negócio achando que tudo irá bem o tempo todo. Porém, nada nesta vida transcorre sem problemas. Quando as contrariedades começam, ele fica paralisado, sem ação.  Outras vezes, atua com maus procedimentos e não se dispõe a livrar-se dos obstáculos.
É uma pena, porque um gestor que se preze, deve ter a mente aberta e estar assim para ideias, análises, previsões, e, depois, para concluir por si mesmo qual caminho tomar.
Em qualquer empresa, quem mais ganha são as pessoas que mais decidem.
Se um gestor – seja ele gerente, supervisor ou diretor – não tem capacidade de decidir bastante aprimorada, ele está na função errada.   Ou aprende o que deve para fazer isto, ou desiste da posição e assume um posto menos importante.
É por razões como todas estas que quando atuo como mentor de herdeiros e sucessores de empresas familiares  insisto em que eles tenham para si qualificações tais que superem aquela tradicional, típica e lamentável: “O meu pai é o dono da empresa”.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473