10 de abr. de 2014

COMO SER O MELHOR DE TODOS

ABRAHAM SHAPIRO


Uma senhora aproximou-se do grande pianista judeu-russo Arthur Rubinstein após um maravilhoso concerto, e lhe disse:
O pianista Arthur Rubinstein
- "Eu daria a metade da minha vida para aprender a tocar assim como o senhor".
E Rubinstein de pronto respondeu:
- "Minha senhora, é exatamente isto o que eu fiz".
O guru Tom Peters aconselha: “Suar em treinamentos para não sangrar na batalha”. A que batalha ele se refere neste pensamento? À luta pela eficiência profissional, pela venda ótima, pelo atendimento pronto ao cliente, pelas práticas que provocam o retorno do cliente a comprar mais e com maior satisfação.
Sem treinamento não existe nada... nem o básico. Não há desenvolvimento, e muito menos “experiência memorável de consumo”. Ninguém faz mágica quando se trata do desempenho de pessoas.
Por mais fé e vontade que tenha um atleta, ele não consegue resultado algum sem treinar duro.
Chega a ser incômodo que para um pianista interpretar uma partitura com a melhor qualidade possível ele precise investir noventa e nove por cento de seu tempo em treinamento. A dedicação impressiona. Um concerto público representa um ou dois por cento de seu tempo total de trabalho, no máximo.
Nas melhores empresas os números são o inverso disso. Não admira que as barreiras para se vencer a competitividade sejam tão grandes e altas, mesmo havendo empresas que crescem graças à ignorância de boa parte de seu público consumidor.
Uma força de trabalho qualificada é o melhor seguro de qualquer organização contra a concorrência e os caprichos do mercado. Outras opções são imprudência, sim... ou estupidez!
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473