14 de abr. de 2014

A VISÃO DE QUEM ESTUDA

ABRAHAM SHAPIRO

Certa vez alguém me perguntou:
- “Sr Shapiro, qual é a sua visão pessoal: no mundo existem mais coisas boas ou desgraças?”
Enquanto eu pensava numa possível resposta, ele disse:
- “Depende dos olhos de quem vê!”
Uau! Eu não esperava por isso. Fiquei surpreso. É realidade. Mais real até do que o próprio rei!
O bem e o mal de muitas situações da vida – tal como a beleza e a feiura, a grandeza e a pequenez, riqueza e pobreza – dependem demais do modo como se olha do que de um conceito prévio.
Pois é. Mas há um modo de se afinar isto do mesmo modo como se afinam as cordas de um instrumento musical.
Qualquer indivíduo pode se dedicar a seu exercício profissional e tornar-se melhor naquilo que faz. Se, além disso, ele se dedicar ao estudo e à análise de tudo o que faz na prática de seu dia a dia, certamente conseguirá ter maior discernimento, mais luz a respeito de tudo o que pensa e realiza.  Isto é o que abre seus pensamentos para a interpretação da realidade de modo mais profundo e pleno.
William Blake
Toda perspectiva muda completamente quando conhecimento é aliado à ação prática.
Por isso existe – e sempre existirá – e diferença entre um profissional e outro que lê e estuda com o fim de conhecer mais.
Um fato visto por uma pessoa sem conhecimentos terá impacto e consequências amplamente diferentes do mesmo fato visto por um indivíduo que estuda constantemente e se autodesenvolve, como disse William Blake, poeta e pintor inglês do século XVIII: “A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê”. E a sabedoria Judaica complementa no Talmude: “Nós não vemos as coisas como elas são, mas as vemos como nós somos”.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473