ABRAHAM SHAPIRO
Modismo serve para quase nada. Então
invista na boa formação do seu pessoal. Depois, saiba que terá de repetir muitas e muitas vezes até que aprendem. Sempre dará bons frutos, eu garanto, desde que
respeitadas as regras mínimas.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Tenho passado grande parte dos meus
dias recentes em aeroportos. Não há nada mais massacrante do que os anúncios
repetitivos que se ouvem neles. Ainda mais quando se está cansado.
E os procedimentos de segurança das
aeromoças? Há dias em que eu os escuto
quatro vezes. Parecem um disco furado.
Contudo, há algo importante que se
pode aprender disso.
As companhias aéreas – lógico que
por força de lei – partem do pressuposto de que as pessoas podem não saber
suficientemente como agir em situações de emergência. Então, nivelam todos pelo
“não conhecimento”, e, por isso, repete as instruções insistentemente.
Eu já vi empresas que fizeram
treinamento com seus funcionários uma só vez e, talvez pelo valor do investimento,
deram esta única atividade como suficiente para cobrá-los por resultados.
Errado!
É preciso deixar claro agora e
sempre. Os processos de qualquer área da menor empresa que se imagina carecem
de boa análise prévia, para, só depois de comprovadamente adequados aos padrões
de qualidade que se deseja atingir, serem aplicados em treinamentos, com
prática repetitiva e esclarecimento das dúvidas mais recorrentes. Depois, deve-se
acompanhar e controlar sua aplicação até o ponto em que o funcionário esteja
seguro em seus conhecimentos e prática. Requer tempo e dinheiro até que se
consigam resultados reais e mensuráveis.
É por tais razões que treinamentos
só devem ser desenvolvidos por profissionais. Cuidado com empresas que se
propõem a um bla bla a custos altíssimos. Ter uma consultoria de grife não é
solução alguma aos problemas de produção, produtividade, qualidade ou vendas.
______________________
Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473