2 de abr. de 2014

O QUE SE APRENDE DOS AEROPORTOS E DAS AEROMOÇAS

ABRAHAM SHAPIRO

Tenho passado grande parte dos meus dias recentes em aeroportos. Não há nada mais massacrante do que os anúncios repetitivos que se ouvem neles. Ainda mais quando se está cansado.
E os procedimentos de segurança das aeromoças?  Há dias em que eu os escuto quatro vezes. Parecem um disco furado.
Contudo, há algo importante que se pode aprender disso.
As companhias aéreas – lógico que por força de lei – partem do pressuposto de que as pessoas podem não saber suficientemente como agir em situações de emergência. Então, nivelam todos pelo “não conhecimento”, e, por isso, repete as instruções insistentemente.
Eu já vi empresas que fizeram treinamento com seus funcionários uma só vez e, talvez pelo valor do investimento, deram esta única atividade como suficiente para cobrá-los por resultados.
Errado!
É preciso deixar claro agora e sempre. Os processos de qualquer área da menor empresa que se imagina carecem de boa análise prévia, para, só depois de comprovadamente adequados aos padrões de qualidade que se deseja atingir, serem aplicados em treinamentos, com prática repetitiva e esclarecimento das dúvidas mais recorrentes. Depois, deve-se acompanhar e controlar sua aplicação até o ponto em que o funcionário esteja seguro em seus conhecimentos e prática. Requer tempo e dinheiro até que se consigam  resultados reais e mensuráveis.
É por tais razões que treinamentos só devem ser desenvolvidos por profissionais. Cuidado com empresas que se propõem a um bla bla a custos altíssimos. Ter uma consultoria de grife não é solução alguma aos problemas de produção, produtividade, qualidade ou vendas.
Modismo serve para quase nada. Então invista na boa formação do seu pessoal. Depois, saiba que terá de repetir muitas e muitas vezes até que aprendem. Sempre dará bons frutos, eu garanto, desde que respeitadas as regras mínimas.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473