9 de abr. de 2014

JULGAR SEM CONHECER

ABRAHAM SHAPIRO

“Uma mulher compra uma xícara de capuccino e cinco biscoitos de nata num café do shopping, e senta-se numa mesa para comê-los. Logo à sua frente está um senhor desconhecido, lendo uma revista. Ela prova o capuccino e tira um biscoito do pacote. Assim que começa a comer, o homem tira para si um biscoito do mesmo pacote.
Descrente do que acaba de ver, ela come o primeiro biscoito e pensa no que fazer em seguida.
Curiosa, ela pega um segundo biscoito. O homem, confiante, faz o mesmo, estampando um enorme sorriso no rosto. Ela se controla com muito esforço, apesar da vontade de protestar contra este cara de pau.
Com apenas um biscoito sobrando agora, ela vai novamente ao pacote. Mas o homem é mais rápido. Sem dizer nenhuma palavra, ele quebra o biscoito que sobra ao meio e oferece o pedaço a ela. A mulher está inconformada. Ela se levanta, pega sua bolsa e dirige-se rapidamente ao exterior do shopping, rumo a seu carro.
Já no estacionamento, enquanto procura as chaves na bolsa, até resmunga uma pequena ofensa. É quando seus dedos acham, ao lado do molho de chaves, o pacotinho dos biscoitos que ela havia comprado no café. Está fechado, do jeitinho que a atendente lhe deu!”
A régua com que medimos as pessoas e o nosso modo de analisar os fatos são frutos dos nossos modelos mentais ou paradigmas.
Os nossos modelos mentais nem sempre estão corretos.
Após o caso dos biscoitos, por exemplo, aquela mulher sofreu uma terrível mudança na visão de seu próprio comportamento. Ela viu quanto estava enganada.
A princípio, fez  julgamentos falsos sobre o homem.  Porém, tão logo encontrou o pacote de biscoitos na bolsa, ela – que o reputava mal educado – viu que ele não era nada disso. A verdade apareceu. Quando? Só depois dela ter visto o quadro completo.
É sempre assim!
Nós julgamos situações e pessoas levando em conta as nossas tendências egoístas e parciais. E depois de ver o quadro completo? Então caímos em nós.
Calma ao julgar. Levante fatos e elementos. Conheça tudo o que é possível antes de ser sumário. Faz bem à alma e também ao corpo.
No entanto, o melhor de tudo é nunca julgar.
______________________ 

Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473