24 de abr. de 2014

COMO IDENTIFICAR O SEU CLIENTE MAIS IMPORTANTE

ABRAHAM SHAPIRO

Nem sempre o cliente mais importante estará diante dos seus olhos. Além disso, clientes importantes não são os que geram a maior parte da receita, mas aqueles que podem criar mais valor para o seu negócio.
Para algumas empresas o cliente mais importante é o consumidor final do produto ou serviço. Para outras, talvez seja um intermediário revendedor, distribuidor ou corretor.
A meta é você estar consciente de que é para os clientes principais que deverão ser dedicados os recursos que irão fortalecer as vendas.
Darei agora quatro dicas que lhe ajudarão a identificar o seu cliente principal:
1ª.  Identifique o grupo de clientes que melhor se enquadra à cultura da sua empresa. Selecione os que mais combinam com as suas capacidades atuais e representam o maior potencial direto e indireto de lucro.
2ª. Este grupo, que ora chamamos de “cliente principal”, é o que mais valoriza o seu negócio através de suas compras e preferência. Então, estude seus comportamentos e hábitos de consumo.
3ª. Adote o modelo de negócio que melhor satisfaça s necessidades e preferências destes clientes. Eles vão adorar e comprar mais vezes de você.
4. Finalmente, certifique-se de ter indicadores confiáveis que identifiquem as mudanças que forem necessárias, a hora de promovê-las e uma boa avaliação da satisfação dos clientes após implantá-las.
Não adie a análise que irá apontar o cliente principal da sua empresa. Do contrário, você continuará na ilusão de que a sua amplitude de vendas é maior do jeito que está, quando não é.
Você poderá sobreviver por algum tempo se continuar assim. Mas enquanto não fizer a lição de casa de focar do modo correto sobre quem, de fato, é o seu cliente, o risco de ser jogado para escanteio cedo ou tarde por concorrentes que identificam o cliente principal e criam um modelo de negócio que satisfaz suas necessidades em primeiro lugar será grande, e cada vez maior.
Administrar esta situação poderá ser difícil demais.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473