ABRAHAM SHAPIRO
Não adie a análise que irá apontar o
cliente principal da sua empresa. Do contrário, você continuará na ilusão de que
a sua amplitude de vendas é maior do jeito que está, quando não é.
Administrar esta situação poderá ser
difícil demais.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473
Nem sempre o cliente mais importante
estará diante dos seus olhos. Além disso, clientes importantes não são os que
geram a maior parte da receita, mas aqueles que podem criar mais valor para o
seu negócio.
Para algumas empresas o cliente mais
importante é o consumidor final do produto ou serviço. Para outras, talvez seja
um intermediário revendedor, distribuidor ou corretor.
A meta é você estar consciente de
que é para os clientes principais que deverão ser dedicados os recursos que
irão fortalecer as vendas.
Darei agora quatro dicas que lhe ajudarão
a identificar o seu cliente principal:
1ª. Identifique o grupo de clientes que melhor se
enquadra à cultura da sua empresa. Selecione os que mais combinam com as suas
capacidades atuais e representam o maior potencial direto e indireto de lucro.
2ª. Este grupo, que ora chamamos de
“cliente principal”, é o que mais valoriza o seu negócio através de suas
compras e preferência. Então, estude seus comportamentos e hábitos de consumo.
3ª. Adote o modelo de negócio que
melhor satisfaça s necessidades e preferências destes clientes. Eles vão adorar
e comprar mais vezes de você.
4. Finalmente, certifique-se de
ter indicadores confiáveis que identifiquem as mudanças que forem necessárias,
a hora de promovê-las e uma boa avaliação da satisfação dos clientes após
implantá-las.
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Você poderá sobreviver por algum
tempo se continuar assim. Mas enquanto não fizer a lição de casa de focar do
modo correto sobre quem, de fato, é o seu cliente, o risco de ser jogado para
escanteio cedo ou tarde por concorrentes que identificam o cliente principal e
criam um modelo de negócio que satisfaz suas necessidades em primeiro lugar
será grande, e cada vez maior.
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Abraham Shapiro é consultor e coach. Sua filosofia de trabalho, em uma só palavra, é "simplicidade". É autor do livro "Torta de Chocolate não Mata a Fome". E-mail: shapiro@shapiro.com.br Fone: 43. 8814.1473